Concurso público: como conquistar seu objetivo em 2020!

2020 pode ser o seu ano de conquistar um cargo por meio de concurso público. Mas não se engane: as vagas estão cada vez mais raras e concorridas, ainda mais em um país em que essa carreira é uma das poucas que garante estabilidade.

Por isso, nós elaboramos este post para ajudar você a se preparar para alcançar seu objetivo ainda em 2020. Continue a leitura e comece agora mesmo a fazer seu cronograma de estudos!

1. Selecione os cargos de seu interesse

Para passar em um concurso público, é importante conhecer bem o seu objetivo. Embora exista a possibilidade de se candidatar a diferentes cargos, em um primeiro momento você terá melhores resultados se focar em objetivos definidos.

O motivo para isso é simples: quando se fala em concursos de nível superior, eles têm uma base de conhecimentos comuns. Portanto, é comum que praticamente todos os editais incluam conteúdos de  Língua Portuguesa, Matemática, Raciocínio Lógico, Atualidades, entre outros.

No entanto, também existem alguns conteúdos específicos para determinadas áreas. Por isso, se você quiser prestar concursos muito diferentes, o número de temas que precisará estudar aumentará. Assim, suas chances de se aprofundar serão pequenas, o que pode prejudicar seu desempenho na prova.

2. Identifique os conteúdos básicos e específicos

O próximo passo é pegar os editais dos cargos que você tem interesse e analisá-los. Escreva em duas colunas diferentes os conteúdos gerais, que são solicitados em todas as provas, e os conteúdos específicos.

Tenha em mente que, embora os conteúdos básicos sejam essenciais e deem acesso a uma série de cargos, você pode se destacar dos outros candidatos justamente estudando os conteúdos específicos. Inclusive, em muitos processos seletivos eles garantem pontos em dobro ou triplo.

Além disso, a quantidade de acertos em questões de conteúdos específicos pode ser utilizada como critério de desempate. Por isso, esses temas não podem ficar de fora do seu cronograma de estudos e merecem uma atenção especial.

Alguns exemplos de conteúdos específicos para concurso público da área de Direito são Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal etc. Já na Educação, o candidato deve demonstrar conhecimentos sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Diretrizes Curriculares Nacionais, teorias pedagógicas e outros temas afins.

Leia também: Concursos para Direito: oportunidades no serviço público

3. Faça um simulado

Antes de começar a estudar, é interessante que você faça um diagnóstico dos seus conhecimentos atuais. Dessa forma, você poderá se dedicar mais a assuntos com os quais tem um pouco mais de dificuldade e não perderá tempo com aqueles que domina.

Pesquise uma prova anterior desse concurso na internet e responda às questões. Depois, confira o gabarito de respostas para identificar quais são os temas aos quais precisa dar mais atenção.

4. Elabore seu cronograma de estudos para o concurso público

Com o resultado de seu simulado, elabore um cronograma individualizado de estudos. Se em Matemática você teve facilidade, dedique menos tempo a esse assunto e aproveite suas horas para assistir aulas e fazer exercícios sobre os temas em que teve dificuldade.

É importante fazer um cronograma variado, que alterne os conteúdos mais simples com outros complexos. Dessa forma, quando a mente estiver cansada ela tem um pouco de alívio, e seu rendimento pode ser muito melhor.

Aliás, não se esqueça de também determinar pausas para o período de estudos. Nossa concentração é limitada e, se não houver descanso, a mente reduz a quantidade de informação assimilada. Estabeleça horários para parar, mas use um despertador para retomar as atividades e não perder o foco.

5. Separe um dia da semana para a especialização

Essa é uma dica que você não vai encontrar em nenhum outro lugar, mas que pode dar a você uma vantagem competitiva enorme em relação a outros candidatos. Em vez de apenas estudar conteúdo do concurso público, concilie esse aprendizado com a obtenção de certificados.

O raciocínio é simples. Suponha que você precisa estudar legislação educacional para um concurso dessa área. Então, reserve um dia da semana para fazer a pós-graduação sobre esse assunto. Assim, além de se preparar para responder as questões, você ainda terá um certificado que contará pontos adicionais na prova de títulos.

Além disso, vale a pena destacar que você pode fazer cursos de pós-graduação que abordam justamente os conteúdos específicos. Dessa forma, suas chances de acertar as questões que têm peso maior aumentam, elevando a probabilidade de conquistar a vaga sonhada.

6. Reserve horas para descanso

Não há dúvidas de que, para passar em um concurso público, é necessário dedicar muitas horas ao estudo e se esforçar bastante. Porém, isso não significa que vale a pena virar a noite revendo o conteúdo previsto no edital.

Nosso cérebro não trabalha dessa forma. Da mesma maneira que ele precisa ser exposto à informação por meio do estudo, ele também necessita de horas de sono para consolidar a memória. Portanto, se a pessoa sacrifica o descanso, todo esse esforço pode ser em vão.

Então, mantenha uma rotina saudável e tente dormir entre 7 e 8 horas por noite. Além de fazer bem para o seu corpo, esse cuidado potencializará seu aprendizado.

7. Exercite seus conhecimentos

Não basta apenas ler o material e assistir às aulas. Para ter um rendimento melhor, é importante que você responda questões de provas anteriores com frequência. Elas ajudarão a desenvolver a capacidade de interpretar melhor o texto, identificar pegadinhas e utilizar o raciocínio para chegar à resposta correta.

Além disso, responder questões de prova e simulados de concurso público funciona como um feedback permanente.  Você conseguirá acompanhar seu progresso nas diferentes áreas para identificar quais são os conteúdos que precisam de mais atenção e estudo.

8. Faça resumos e revisões

Depois de ler um texto ou assistir uma aula, registre as principais ideias. Anote-as em forma de resumo ou faça um mapa mental e aproveite seus intervalos para rever essas informações. A memória precisa de repetição para entender que um conteúdo é importante e para facilitar sua evocação no momento de uma prova.

Se você utiliza mapas mentais, mantenha-os à vista. Vale colar na geladeira ou no seu painel de recados no trabalho. Assim, sempre que houver um tempinho, ele pode ser aproveitado para fazer uma breve revisão do conteúdo.

Com essas dicas, você vai conseguir estudar o conteúdo requerido no concurso público. Além disso, é possível desenvolver algumas habilidades que o ajudarão a ter um bom desempenho na prova. Quer saber que habilidades são essas?

Então, não perca tempo! Baixe agora mesmo o nosso e-book “Concurso público: quais as habilidades essenciais além do conhecimento técnico?” e prepare-se para desbancar os concorrentes.

:point_right: Talvez você também possa gostar:

Prova de Títulos em Concurso Público: O Que é e Como Transforma-lá em Vantagem Competitiva?

Mapa mental – como usar esse método para potencializar a aprendizagem e passar no concurso

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar