Educação infantil e anos iniciais: qual é a importância para a formação?

Qual é a importância que você e sua escola dão à Educação Infantil? Quem são os profissionais que lidam com as crianças em idade pré-escolar e qual é o programa de ensino estabelecido para essa faixa etária?

Talvez o problema comece até mesmo com a nomenclatura. Afinal, como Ensino Fundamental (essencial) temos o período que começa no primeiro e prossegue até o nono ano. Antes dele, temos a Educação Infantil, que em muitas escolas abrange apenas o que muitas instituições ainda chamam de pré-escola.

É com essas nomenclaturas — pré, jardim, berçário, maternal — que, sem percebermos, desvalorizamos a Educação Infantil. Embora elas não sejam oficiais, estão arraigadas culturalmente. Aliás,  o próprio nome pré-escola é equivocado, visto que as crianças já estão nessa instituição.

EDUCAÇÃO INFANTIL

Diante dessa situação, muitas instituições e famílias veem a Educação Infantil com um olhar assistencialista. As tias são consideradas muito mais cuidadoras do que educadoras, como se o seu papel fosse apenas prover as necessidades básicas da criança, como alimentação, higiene e supervisão.

Que pena! Essa visão mostra que as pessoas, na verdade, não estão conscientes da riqueza cognitiva desse período da vida. É nos anos iniciais que as crianças desenvolvem as bases de seu pensamento, linguagem, motricidade e habilidades socioemocionais. A negligência a esses aspectos traz muitos prejuízos futuros.

E você, sabe qual é a importância da Educação Infantil e do estímulo apropriado nos anos iniciais? Então, continue a leitura. Você conhecerá o impacto desse período para todo o sucesso acadêmico posterior dos aluninhos.

A importância dos primeiros anos na Educação Infantil

Os primeiros anos de vida de uma criança são extremamente importantes para seu desenvolvimento. Nessa etapa, as crianças apresentam um aprendizado intenso em áreas  como habilidades sensoriais e motoras, linguagem e até mesmo raciocínio lógico.

O primeiro aspecto que interfere nesse desenvolvimento é a alimentação. Para que os neurônios formem as conexões necessárias para que o cérebro funcione bem, ele precisa consumir muita glicose. Porém, isso não significa que precisamos dar açúcar às crianças. Muito pelo contrário!

A glicose pode ser obtida em uma alimentação saudável, nutritiva e variada. O açúcar, por sua vez, reduz as defesas do organismo e deixa a criança mais sujeita a infecções. Para se recuperar desse problema, o corpo utiliza a glicose que seria destinada ao cérebro, prejudicando o desenvolvimento.

Porém, não é apenas a alimentação que contribui para que o cérebro da criança produza as conexões esperadas nesse período. O estímulo é um fator importantíssimo para que ela explore o mundo à sua volta e, a partir dessas descobertas, estabeleça as bases para o sucesso na aprendizagem posterior.

Veja como!

SORTEIO

Pensamento lógico-matemático

As bases do pensamento lógico começam a se estabelecer quando a criança tem a oportunidade de manipular os objetos, compará-los e diferenciá-los. Por isso, além de ter materiais de tamanhos, formas e cores diferentes na sala de aula, existem atividades que podem estimular essas ações.

Porém, esse estímulo pode ser simples: o ajudante do dia distribuindo tarefinhas (ou brinquedos) para os colegas, guardar os objetos de acordo com critérios específicos (cores, formas, tamanhos, tipos), ou arrumá-los em uma determinada sequência.

Brincadeiras com blocos, distribuição de alimentos no momento do lanche, comparações de conjuntos e inserir a matemática nas atividades diárias é a melhor maneira de estimular as bases do raciocínio lógico.

Linguagem

A interação é fundamental para o desenvolvimento da linguagem. Por isso, um dos principais cuidados da Educação Infantil deve ser proporcionar atividades que permitam a conversa, mesmo quando as crianças são muito pequenas.EDUCAÇÃO INFANTIL

Também vale a pena destacar que é interessante, para as crianças, proporcionar experiências lúdicas com rimas. As músicas ajudarão a desenvolver a consciência fonêmica e fonológica mais tarde. As histórias contadas com emoção, além de proporcionarem os primeiros contatos com a escrita, fazem com que os pequenos desenvolvam um encantamento com os livros.

Motricidade

As aquisições psicomotoras são imprescindíveis para que as crianças tenham sucesso escolar. Atenção, escrita, operações matemáticas  — todas essas aprendizagens envolvem, em maior ou menor grau, noções desenvolvidas por meio da motricidade.

Além de viabilizar ações como a escrita, a psicomotricidade é essencial para a assimilação de conceitos temporais, de ordem, de ritmo, entre tantos. Por isso, é inviável as crianças permanecerem sentadas em cadeiras ou mesmo no chão durante o período que passam na escola.

Ser privado de brincar e do movimento traz grandes prejuízos ao desenvolvimento infantil. Os pequenos precisam se arrastar no chão, engatinhar, passar por túneis feitos com bambolês, pular, subir ou descer de caixotes, escorregar, manter o equilíbrio em um pé só…

Ao privar as crianças dessas ações, o profissional que trabalha na Educação Infantil está semeando uma série de dificuldades de aprendizagem no futuro. Portanto, movimentar-se deve ser uma parte diária indispensável a cada dia nessa etapa do ensino.

Desenvolvimento socioemocional

O contato social pode e deve ser estimulado desde que a criança é um bebê. Na escola, os pequenos começam a aprender a reconhecer seus pares como seres emocionais, embora antes dos dois anos eles ainda sejam pouco capazes de entender a perspectiva  do outro.

A partir de histórias, o educador pode começar a chamar a atenção das crianças para emoções apresentadas pelos personagens. Figuras também ajudam a solidificar o conhecimento de sentimentos como tristeza, alegria, medo etc.

A própria postura do educador diante das emoções de cada criança são muito significativas. Elas não devem ser ignoradas e, nessas situações, existe a possibilidade de ensiná-los a identificar os sentimentos e expressá-los de forma positiva.

Equilíbrio e ludismo na Educação Infantil

EDUCAÇÃO INFANTILNo entanto, é importante destacar que as crianças precisam de estímulos, mas não devem ser bombardeadas com situações muito estruturadas de aprendizagem. Em um ambiente que permita a exploração, o educador pode aguçar a curiosidade dos pequenos de forma lúdica.

Embora a Educação Infantil tenha a responsabilidade de propiciar esse desenvolvimento, ela não deve tratar as crianças como uma linha de produção. A escolha de experiências adequadas, a interação linguística e o afeto são essenciais para a formação de conexões sinápticas.

Portanto, o profissional da Educação Infantil precisa ser altamente qualificado. Ainda mais que outros professores, é necessário que ele tenha a capacidade de despertar a curiosidade e aproveitar situações cotidianas e espontâneas para estimular o pensamento e o desenvolvimento, fazendo com que o conhecimento adquirido faça sentido.

Entendeu qual é a importância da Educação Infantil nos anos iniciais? Gostaria de se qualificar para trabalhar com essa faixa etária? Então, não perca tempo! Aproveite e conheça nossa especialização agora mesmo e comece a se preparar para esse desafio.

 

BOTÃO VER CURSO

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar