Informática na educação e ensino infantil: por que se especializar nessa área?

O que você faz hoje em dia sem celular ou internet? Para boa parte dos brasileiros, as respostas ficam muito limitadas. A verdade é que a tecnologia faz parte da cadeia de suprimento de diversos produtos e serviços que consumimos, mesmo quando eles são comprados em uma loja física. Esse fato torna o debate sobre a importância da informática na educação indispensável.

Diante dessa realidade, surge também uma pergunta: onde estão os profissionais preparados para incluir a informática no currículo de forma contextualizada e relevante? Felizmente, já existem cursos focados na construção de competências para que os educadores consigam enfrentar esse desafio.

E você, já pensou nessa possibilidade para sua carreira? Gosta de tecnologia, entende que esse é um mercado em expansão, mas sente que precisa se preparar atuar nessa área em alta? Então, continue a leitura! Vamos falar sobre a informática na educação.

Leia também: Pós-graduação a distância: qual é a melhor para alcançar seus objetivos?

Qual é a importância da informática na educação?

A transformação digital é um processo irreversível! Realizamos muitas tarefas por meio de sites e aplicativos: pedimos comida e transporte, compramos no comércio virtual, acessamos serviços de empresas e órgãos do governo, buscamos informação e assim por diante.

Essas transformações já impactam bastante o nosso dia a dia, mas a verdade é que só estamos falando do front-end, ou seja, da parte que o consumidor utiliza. Ao longo de toda a cadeia de produção, a informatica na educação é ainda mais significativa.

Produção, logística, operações, faturamento, cobrança, comunicações — grande parte das atividades das empresas são automatizadas. Outras vezes, embora alguns negócios não tenham chegado a esse ponto de automação, muitas tarefas burocráticas e repetitivas são feitas por meio de sistemas.

E esse quadro tende a se acentuar. Com o desenvolvimento da Indústria 4.0, a integração entre máquinas e sistemas deve chegar a um nível sem precedentes. Por meio da Internet das Coisas e sensores, a tendência é que a produção seja cada vez menos dependente de pessoas.

Essa situação precisa mudar. Se as crianças não tiverem, no ambiente escolar, um conhecimento mais sólido em tecnologia e sua aplicação, chegarão ao mercado de trabalho com uma defasagem capaz de limitar suas carreiras, seu crescimento profissional e o desenvolvimento da sociedade onde vivem.

E não adianta dizer que elas nasceram inseridas nesse contexto. Para trabalhar com tecnologia educacional, é preciso ter muito mais que uma capacidade intuitiva de manusear dispositivos. É necessário ter competências que permitam criar recursos que solucionem problemas reais.

Como se preparar para a educação digital?

Não é difícil perceber que, para formar esse tipo de cidadão e profissional, o educador precisa se capacitar. Ele deve aprender a incorporar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) à realidade da sala de aula, utilizando-as para viabilizar projetos inovadores.

O mercado já oferece cursos que proporcionam essa oportunidade de aprendizado. No entanto, no momento da escolha, o profissional deve buscar alternativas que abordem não só as ferramentas computacionais, como também as possibilidades de aplicação desses recursos no cotidiano escolar.

Embora existam cursos livres que tratam desse tema, muitos educadores têm optado pela especialização em Informática na Educação. Além do conhecimento, a pós-graduação oferece uma titulação que diferencia o profissional no mercado e pode ser utilizada para conquistar posições melhores em concursos públicos.

informática na educação

O que se aprende em uma especialização em Informática Educacional?

É importante destacar que, quando se fala em Educação, o conhecimento técnico sobre um assunto não garante o sucesso. É por isso que o professor, seja ele de Matemática, Língua Portuguesa, História, Ciências, ou qualquer outra disciplina, precisa entender como funciona a mente das crianças nas diferentes faixas etárias.

Portanto, um bom curso de Informática na Educação deve fornecer essa base. Disciplinas como a Psicologia do Desenvolvimento Infantil e Bases Neurológicas do Desenvolvimento Infantil são essenciais.

Dessa forma, com esse conhecimento, o profissional conseguirá entender o que as crianças de cada faixa etária conseguem assimilar. Ele também descobrirá o que as motiva e qual é a forma mais didática para abordar o conteúdo para promover a aprendizagem.

Além de entender como funciona a mente de crianças e adolescentes, o profissional precisa aprender sobre a tecnologia. Para isso, bons cursos oferecem disciplinas como Administração da Informação, Internet, Novas Tecnologias e Mediação do Professor.

Conhecimentos sobre Ludicidade, Psicomotricidade e o Imaginário Infantil também são fundamentais para quem trabalha com a Informática na Educação. Elas desvendam um segredo fundamental para o sucesso no ensino: como despertar o desejo e engajar o sujeito no processo de aprendizagem.

Você já deve ter percebido como as crianças ficam concentradas em jogos e outras atividades digitais. Isso acontece porque essas atividades utilizam princípios como o da gamificação para desafiar e entreter na medida certa. Esses mesmos conceitos podem e devem ser utilizados para que as crianças aprendam conteúdos escolares, inclusive na área de tecnologia.

Projetos de acordo com as necessidades da informática na educação

Com essas disciplinas, o profissional interessado em trabalhar com a Informática na educação aprenderá como criar projetos adequados para cada faixa etária, de acordo com as necessidades e possibilidades de aprendizagem das crianças.

Ele saberá que ferramentas são adequadas para inseri-las nesse mundo da tecnologia de forma apropriada e até mesmo como utilizar esses recursos para colaborar com os professores de outras disciplinas.

Considerando que se trata de uma área em expansão, a pós-graduação prepara o profissional para se tornar uma referência nesse segmento. Disciplinas como Comunicação e Marketing Pessoal, bem como Metodologia e Didática do Ensino Superior, ampliam suas oportunidades de carreira.

Como na maioria dos cursos de pós-graduação, o profissional deve ainda estudar a Metodologia da Pesquisa Científica e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso relevante.

E você, conseguiu se identificar com a carreira em Informática na Educação e Ensino Infantil? Quer saber mais sobre esse curso? Então, conheça a especialização oferecida pela Faculdade Dom Alberto. Em apenas 6 meses é possível obter um novo título e começar a aproveitar as oportunidades oferecidas pelo mercado. Confira!

:point_right: Talvez você também possa gostar:

Concurso público: como se preparar para conquistar o cargo desejado?;

Muito além da sala de aula: as oportunidades da Pedagogia Empresarial;

Tecnologia Educacional: qual é o papel do educador?;

Pós-graduação em Educação: descubra as áreas em alta;

 

 

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar