Planejamento estratégico e gestão de negócios: uma especialização importante para muitas carreiras

Infelizmente, a falência é um evento relativamente comum no mercado brasileiro. Uma empresa fechada prejudica tanto o empreendedor que a idealizou quanto os funcionários que dependem dela para seu sustento. Para evitá-la, é necessário formular um planejamento estratégico e uma boa gestão de negócios.

Mas você sabe qual é a importância do planejamento estratégico para um negócio? Quer saber quais são os profissionais que podem alavancar sua carreira ao investirem em uma pós-graduação em gestão? Então, não perca este post! Vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o curso e como ele pode garantir seu sucesso. Veja a seguir!

Para quem é a especialização em gestão de negócios?

Como já explicamos em outro artigo, os principais motivos que levam empresas à falência é a falta de um planejamento estratégico e a má gestão de negócios. Por isso, o sucesso de uma organização depende da capacitação de seus gestores e mesmo colaboradores.

Também falamos, em outros momentos, que não são apenas as empresas que são consideradas negócios. Um profissional liberal ou autônomo, como um advogado, dentista, médico, esteticista ou nutricionista, entre tantos outros, precisam usar os mesmos bons princípios de gestão para terem sucesso em suas carreiras.

Portanto, entre os principais grupos que podem alavancar a vida profissional com uma especialização em Planejamento Estratégico e Gestão de Negócios, podemos destacar: 

1. Profissionais autônomos

Se você se enquadra nessa categoria, tenha sempre em mente que “você é uma empresa!” Como já comentamos em outro artigo, caso você tenha feito uma faculdade que traz conhecimentos especializados, pode ter dificuldade com questões práticas da rotina de um negócio.

Portanto, seu sucesso dependerá não só do seu conhecimento técnico. Sua capacidade para promover seu trabalho (Marketing), contratar bons funcionários e garantir que eles proporcionem um excelente atendimento aos seus clientes (gestão de pessoas) e da habilidade para utilizar de forma apropriada os recursos do negócio (gestão financeira) são tão fundamentais quanto sua formação inicial. 

Para você, um curso de Planejamento Estratégico e Gestão de Negócios pode ser extremamente útil. Ele mostrará o que fazer para solucionar esses problemas ou, pelo menos, como supervisionar profissionais contratados para administrar sua empresa, evitando golpes.

Além disso, as noções de planejamento estratégico ajudarão você a identificar as tendências do mercado. Com esse conhecimento, será possível analisar o cenário atual, interpretar o comportamento do consumidor e se preparar para oferecer os produtos e serviços com demanda crescente antes de seus concorrentes.

2. Empreendedores, empresários e proprietários de negócios

Não importa se sua empresa é a padaria do bairro ou uma grande companhia com diversas filiais. A pós-graduação em Planejamento Estratégico e Gestão de Negócios o colocará à frente da concorrência e no total controle do empreendimento.

Quem tem o conhecimento em Planejamento Estratégico consegue ampliar seu olhar para fora. Na especialização, o gestor aprende a analisar o cenário macroeconômico e as necessidades do consumidor. 

Dessa forma, é possível não só acompanhar as tendências do mercado, mas até mesmo ditá-las. O desenvolvimento de novos produtos e serviços para os quais há uma demanda latente permite a diferenciação e o negócio conquista uma posição de destaque em seu nicho.

Por outro lado, os conhecimentos em gestão de negócios dão ao administrador uma visão profunda sobre sua própria empresa. Ele adquire competências que permitem identificar possíveis gargalos e pontos em que os recursos humanos, físicos e financeiros podem ser otimizados, potencializando seus lucros.

3. Profissionais que aspiram ou ocupam cargos de liderança

Mesmo quem não tem uma empresa pode se beneficiar e ver sua carreira deslanchar com uma pós-graduação em Planejamento Estratégico e Gestão de Negócios. Sabe-se que, com a transformação digital em curso, os trabalhadores que executam funções operacionais e mesmo táticas enfrentarão dificuldades para se manter no mercado.

Funções repetitivas e burocráticas serão realizadas por sistemas interligados. Assim, as vagas para esses níveis de atuação ficarão cada vez mais escassas. Enquanto isso, as empresas sofrem justamente com a falta de profissionais para os níveis estratégicos da organização.

Portanto, a melhor forma de melhorar a própria empregabilidade é investir em especializações que o coloquem no nível estratégico. Quem souber analisar os dados para identificar tendências e tomar decisões certeiras já é altamente valorizado pelas companhias.

O mesmo princípio se aplica a quem hoje ocupa um cargo de liderança. As empresas buscam profissionais cada vez mais completos, capazes de enxergarem não só os setores que eles dirigem, mas como seu departamento contribui para os resultados como um todo.

Nesse sentido, tanto o planejamento estratégico quando o conhecimento em gestão de negócios podem ajudar. O líder conseguirá otimizar os recursos que estão à sua disposição e mobilizá-los para que a companhia alcance seus objetivos de curto, médio e longo prazos.

4. Funcionários públicos

Talvez a maior surpresa dessa lista seja justamente a presença dos funcionários públicos. Vivemos um momento em que a sociedade cobra resultados, e os servidores também precisam se adequar à exigência popular que requer alta qualidade com o mínimo de custo aos cofres do governo.

Por isso, em alguns setores já se vê um movimento no sentido de modernizar os serviços públicos e adequá-los às necessidades da população. Nesse contexto, ganham destaque aqueles que demonstram sua capacidade para atingir maior eficiência e levar suas equipes a um nível superior de performance, gerando a satisfação do povo.

Como é o curso de especialização em planejamento e gestão?

Existem diversos cursos disponíveis no mercado. O objetivo é preparar profissionais para destacarem os negócios em que trabalham — próprios ou não —, garantindo a manutenção da competitividade em um mercado global.

Entre as principais qualidades do curso está a abordagem de ferramentas essenciais para melhorar a performance de empresas. Os alunos aprendem a analisar, planejar, implementar e controlar estratégias empresariais, levando os negócios em que atuam rumo ao sucesso.

Os alunos estudam disciplinas como: 

  • Comportamento do Consumidor;
  • Contabilidade;
  • Estratégia Empresarial e Desenvolvimento de Produtos;
  • Comunicação e Marketing Pessoal;
  • Gestão de Demanda e Estoque, de Pessoas, de Marketing;
  • Negociação Empresarial e
  • Gestão das Funções Organizacionais.

Além dessas disciplinas, vale a pena escolher um curso que ensine também a Didática e Metodologia do Ensino Superior. Isso permitirá que você, se tiver interesse, se torne um professor universitário e de cursos de pós-graduação, ampliando suas opções de carreira.

E então, entendeu a importância de uma especialização em Planejamento Estratégico e Gestão de Negócios? Quer saber mais sobre o curso? Continue aqui no site, clique no link acima e conheça o currículo completo dessa formação! 

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar