Por que esse é o momento de fazer uma Pós-Graduação?

Bolsas despencando, empresas entrando em colapso, milhões de desempregados. Ao iniciar o ano de 2020, ninguém esperava por uma crise dessa magnitude. Muitos profissionais viram seus planos derreterem e estão pensando: ainda vale a pena fazer uma pós-graduação nesse momento?

Existe um consenso no mercado — depois da pandemia, o mundo não será o mesmo. As pessoas estão revendo suas prioridades e negócios estão se reinventando em um prazo curtíssimo. Possivelmente, a pandemia deve acelerar a transformação digital de muitas empresas.

Diante disso, vale a pena se questionar: eu sou o tipo de profissional que o mercado vai precisar após a quarentena, a crise e o isolamento social? Vamos ver quais são as principais necessidades das empresas nesse novo cenário!

1. Alta disponibilidade de profissionais

O Brasil já não vivia uma situação tão favorável antes da pandemia. O número de pessoas desempregadas variava de acordo com o período, mas geralmente oscilava entre 12 e 13 milhões de profissionais.

Com a crise, apenas no mês de março e primeira quinzena de abril, 804 mil brasileiros solicitaram o seguro-desemprego. A expectativa é de que esse número seja ainda maior, visto que muitas pessoas não deram entrada nos papéis devido às regras de isolamento social.

Isso significa que quando houver uma retomada das contratações,  haverá também um número enorme de profissionais disponíveis no mercado. As empresas terão milhares de opções para escolher e, com certeza, os mais qualificados sofrerão menos com o desemprego.

Hoje, você faz parte dessa lista dos mais qualificados? Quando comparado à média dos outros candidatos, seu preparo acadêmico revela um conhecimento mais amplo e, consequentemente, uma competência maior para solucionar os problemas do negócio?

Fazer uma pós-graduação é fundamental para garantir esse diferencial competitivo e colocá-lo à frente de outros candidatos.

2. Tendência à digitalização dos negócios

Até pouco tempo atrás, embora as pessoas pesquisassem produtos nos canais digitais, apenas 5% das compras no varejo eram feitas online. 95% das negociações aconteciam nas lojas físicas.

A pandemia mudou completamente esse cenário. Sem a possibilidade de ir às lojas, muitas pessoas estão aprendendo a comprar uma série de itens online. Embora elas estejam priorizando produtos essenciais, o fato é que o hábito de consumo está mudando.

Por que esse é o momento de fazer uma Pós-Graduação?

Com isso, a tendência é que muitas lojas invistam cada vez mais em canais online e reduzam os pontos físicos. O resultado? Dispensa de pessoas. E não se trata apenas do vendedor que fica no balcão.

Plataformas online integram uma série de informações e dispensam ou reduzem a necessidade de outros profissionais burocráticos, mas que exercem funções que podem ser substituídas total ou parcialmente por sistemas.

Assim, postos operacionais e burocráticos tendem a diminuir ou até mesmo a serem extintos. Por outro lado, profissionais estratégicos continuam sendo essenciais para tomar decisões que levam o negócio para frente.

Em outro post, já falamos sobre os níveis de carreira e profissionais estratégicos. Sugerimos conferir o artigo completo, mas o fato é que só se chega lá com educação continuada, ou seja, é preciso fazer uma pós-graduação!

3. Necessidade de aumentar a produtividade

Não há dúvida: as empresas perderam e estão perdendo muito dinheiro nesse período. Isso significa que, quando a quarentena passar, elas precisarão recuperar o prejuízo. Não existe aumento da margem de lucro sem uma melhora nos níveis de produtividade.

Produtividade significa fazer mais, em um tempo menor e com melhor qualidade. Não se atinge esse resultado sem profissionais qualificados, especializados, que atuam sabendo que são muito mais que peças de uma engrenagem.

O profissional produtivo, de alta performance, é aquele que tem uma visão analítica de sua função e também das operações de sua empresa. Ele consegue enxergar as necessidades dos consumidores, os nichos de mercado que podem ser explorados, as ações dos concorrentes e os gargalos que impedem a excelência da organização.

Portanto, para ser esse profissional, é preciso se preparar. Não basta fazer o que sempre fez. É fundamental ampliar os horizontes com uma base de conhecimentos que seja, ao mesmo tempo, sólida e atualizada.

4. Oportunidades para o empreendedorismo

Como se trata de uma crise mundial, é provável que a retomada da economia seja lenta. Devido à digitalização das empresas, nem todos os postos de trabalho serão reabertos. Por isso, para que se mantenham, muitas pessoas terão que recorrer ao empreendedorismo e abrir o próprio negócio.

Por que esse é o momento de fazer uma Pós-Graduação?Para muitas pessoas, isso será libertador. Elas sempre tiveram vontade de imprimir seu DNA em algum empreendimento e, nesse momento, terão o empurrãozinho que faltava. Para outras, essa será uma escolha feita por falta de outras alternativas.

Independentemente de qual desses casos o empreendedor se encaixa, é fato que no Brasil muitos novos negócios quebram. O principal motivo para isso, segundo o SEBRAE, é a falta de preparo para administrar um empreendimento.

Fazer uma pós-graduação, especialmente na área de gestão, traz o conhecimento que o profissional precisa para empreender. Com a formação adequada, ele saberá antecipadamente quais são os principais desafios que um negócio enfrenta e como conduzir essas situações.

Nesse momento, fazer uma pós-graduação não é um gasto, e sim um investimento. Acredite: tomar decisões erradas em um negócio custa realmente muito mais caro que as mensalidades de uma especialização.

5. Você tem tempo para fazer uma pós-graduação

Nesse momento, muitas pessoas deixaram de trabalhar. Se você é um deles, isso significa que agora existe um tempo maior para fazer uma pós-graduação e realmente se dedicar aos estudos. Inclusive, esse pode ser o momento para uma especialização intensiva, que garante um título em 3 ou 4 meses.

Para quem está em home office, também é uma oportunidade excelente, já que aquelas horas que você passava no trânsito ou em deslocamento podem ser aproveitadas com o estudo.

Até para quem continua trabalhando esse é um momento propício. Afinal, não é possível sair para encontrar os amigos, para jantar em restaurantes ou mesmo para curtir a balada. Portanto, mais tempo para estudar. Assim, você transforma um inconveniente temporário em uma oportunidade de qualificação.

Entendeu por que esse é o momento de fazer uma pós-graduação? Quer conhecer as melhores opções para sua carreira? Fale com uma de nossas Consultoras agora mesmo, tome sua decisão e prepare-se para sair dessa crise e conquistar o sucesso!

fazer uma pós-graduação
Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar