Pós-Graduação ou economizar: o que é melhor?

Ou seja, diante da crise financeira, é natural que haja uma contenção de gastos. O desemprego atinge milhões de pessoas e outras sentem-se inseguras quanto ao futuro no mercado de trabalho. Refeições fora de casa, lazer e produtos supérfluos não são os únicos que sofrem cortes e muitos profissionais podem pensar em deixar de fazer pós-graduação para economizar e prevenir problemas financeiros no curto prazo.

Mas será que essa é realmente a melhor alternativa para driblar a crise?

Isso é o que você vai descobrir neste post. Por isso, continue a leitura e entenda o que é prioridade para alcançar o sucesso financeiro: investir em educação continuada ou economizar?

Confira!

.

As vantagens de fazer pós-graduação durante a crise

Em tempos de crise, a sociedade cria um círculo vicioso. As pessoas, desempregadas ou com medo do fantasma do desemprego, compram menos. O comércio tem uma queda nas vendas. As indústrias reduzem sua produção e consequentemente, demitem funcionários. Essa sequência se repete continuamente e só aumenta o problema.PÓS

Portanto, será que fazer pós-graduação é realmente uma boa escolha? Não seria melhor economizar e esperar para se capacitar após a crise? A seguir, vamos mencionar alguns fatos que mostram que esse é o principal momento para investir em uma especialização.

.

1. As empresas mantêm apenas os colaboradores indispensáveis

Em uma crise, as empresas deixam de contratar e até mesmo reduzem seu quadro de funcionários. Para isso, elas procuram manter apenas aqueles que se mostram indispensáveis e têm condições de produzir resultados mesmo em um cenário desafiador.

É nesse momento que o profissional mais qualificado se destaca. Se ele buscou atualização com frequência, seu nível de produtividade é maior. Ele tem o conhecimento e as competências necessárias para produzir melhores resultados. Portanto, seu destaque é um fator importante para sua permanência.

Por essa razão, fazer pós-graduação em tempos de crise deixa de ser um diferencial competitivo e se torna um requisito para a sobrevivência no mercado. Qualificar-se é o caminho mais efetivo para se destacar e demonstrar aos gestores que é uma peça fundamental para a recuperação da empresa.

.

2. A especialização melhora o índice de empregabilidade

Para quem já foi afetado pela crise e demitido, fazer pós-graduação é fundamental. Investir em educação continuada garante conhecimentos que vão transformá-lo em um profissional diferenciado, e o resultado é a melhora no índice de empregabilidade.

Como já explicamos aqui no blog, esse índice de empregabilidade torna o candidato a uma vaga atrativo para os recrutadores. Os profissionais de Recursos Humanos entendem que essa pessoa tem as habilidades que eles precisam para o exercício do cargo ou que está construindo um conjunto de competências relevantes para a organização.

Por outro lado, quem não investe em educação continuada sofre o efeito contrário. Em sua tentativa de economizar, fica cada vez mais obsoleto e menos atrativo para o mercado. Dessa forma, as chances de recolocação profissional diminuem e, quando isso acontece, a pessoa dificilmente consegue um cargo com remuneração igual ou superior ao anterior.

3. Fazer pós-graduação capacita para cargos estratégicos

Outra consequência da crise é a redução de custos nas empresas. Para isso, os gestores não só demitem funcionários — eles substituem a mão de obra humana pela automação. Essa é uma decisão cada vez mais comum, visto que existem máquinas e sistemas que já executam muitas tarefas operacionais.Sucesso

Portanto, a redução na força de trabalho operacional é inevitável. Por isso, quem trabalha nesse nível terá seu emprego ameaçado em algum momento. Essa é uma tendência irreversível, que está chegando com a Indústria 4.0 e está se tornando realidade em diversos países.

A única alternativa para não ficar para trás nessa onda de mudanças é a capacitação para cargos estratégicos e de liderança. Nesse sentido, a especialização tem um papel fundamental. Ela prepara o profissional para avaliar o mercado, as operações de seu negócio e as tendências com o objetivo de tomar decisões que impulsionarão o crescimento da empresa.

 

.

4. Fazer pós-graduação prepara para funções novas no mercado

De tempos em tempos, algumas profissões simplesmente desaparecem. Isso acontece devido à evolução tecnológica, bem como às próprias mudanças comportamentais da sociedade. Podemos citar alguns exemplos do passado: acendedores de iluminação pública, ascensoristas, telefonistas…

A lista seria longa, mas o fato é que algumas profissões morreram e outras também desaparecerão. A diferença é que, hoje em dia, essas mudanças acontecem ainda mais rápido. Não adianta lamentar essa situação, pois trata-se de um ciclo inevitável. Além disso, a tecnologia também traz novas oportunidades.

Portanto, o que o profissional precisa fazer é se capacitar para exercer essas funções emergentes. Quer exemplos práticos? O cargo de tutor de ensino a distância não existia há alguns anos. Hoje, essa é uma função que vê seu mercado ampliado com o crescimento da EAD.

Poderíamos citar ainda outras situações, mas o fato é: quem se acomoda e não se especializa perde espaço e corre o sério risco de perder seu emprego. Sendo assim, quem busca qualificação, se torna em um profissional do futuro e conquista o sucesso na carreira. Ignorar a necessidade de uma nova formação para economizar definitivamente não é uma boa estratégia para garantir seu lugar no mercado.

.

5. Fazer pós-graduação permite a realização do seu plano de carreira

Sendo assim, precisamos lembrar que os planos para a carreira não se restringem ao que acontece aqui, agora ou durante a crise. As pessoas entram no mercado de trabalho com o desejo de realizar seus sonhos — alcançar um determinado cargo, conquistar uma vaga na empresa líder de mercado, passar em um concurso público, tornar-se uma referência no setor.

Certamente, não vale a pena abrir mão desses sonhos e pensar apenas nos boletos que serão pagos no próximo mês. Por isso, nós sempre falamos sobre a importância de ter seu Plano de Desenvolvimento Individual, estabelecer os passos necessários para alcançar seu objetivo e trabalhar duro para atingir essas metas.

Portanto, para quem já terminou a faculdade, fazer pós-graduação é geralmente o primeiro passo para conquistar esses sonhos. Então, vale a pena fazer um esforço agora e ajustar o orçamento para se especializar, acelerar o crescimento na carreira e alcançar o sucesso.

Como você pode perceber, economizar é importante, desde que essa decisão não sacrifique sua iniciativa para se qualificar para um mercado cada vez mais exigente. Educação continuada não é gasto, mas um investimento que gera retornos a curto e longo prazo, especialmente em um cenário financeiro desafiador.

Ainda não tem seu Plano de Desenvolvimento Individual?

Então, não perca tempo! Temos um e-book com um passo a passo infalível para transformar seus sonhos em realidade. Baixe agora mesmo!PÓS

 

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar