O que torna um profissional imbatível no mercado? Nem sempre a resposta é o conhecimento técnico. Pessoas com formações muito semelhantes podem apresentar níveis de desempenho discrepantes devido às soft skills — as habilidades mais valorizadas pelo mercado de trabalho.
Dessa forma, você sabe o que são soft skills? Quer saber como elas podem ajudá-lo a conquistar o sucesso, tornar-se disputado pelas organizações e alavancar sua carreira? Então, continue a leitura! Neste post, você vai descobrir não só a importância dessas habilidades, mas também como desenvolvê-las. Confira!
O que são soft skills?
Soft skills são competências que vão além do conhecimento técnico (hard skills) que um profissional precisa para exercer sua função. Elas não são ensinadas nas faculdades, mas determinam o sucesso de uma pessoa em sua carreira e os resultados que ela consegue obter para a empresa onde trabalha.
Por isso, os recrutadores estão prestando cada vez mais atenção às soft skills na hora de contratar um colaborador. Eles estão transformando os processos seletivos, para que eles possam avaliar não só a formação dos candidatos e seu tempo de experiência, mas um conjunto de habilidades essenciais para alcançar o sucesso.
Dessa forma, vamos exemplificar a situação para que você compreenda melhor. Pense em duas coordenadoras de escola. Ambas têm o mesmo conhecimento técnico, entendem tudo de metodologias, projeto político-pedagógico, necessidades educacionais especiais e outros temas relevantes para essa área. Porém, uma delas têm duas habilidades muito importantes: a primeira é a de comunicação. Ou seja, quando ela explica seus planos para os professores e pais, eles logo entendem sua visão, sentem-se seguros e dão um voto de confiança para a coordenadora pedagógica.
A segunda soft skills é a gestão de pessoas. Essa coordenadora consegue motivar seus professores, sabe exatamente como abordá-los para reconhecer suas conquistas e apontar pontos em que devem melhorar, avalia com precisão o desempenho de seu grupo e tem as soluções adequadas para promover o desenvolvimento profissional deles.
Dessa maneira, mesmo que o conhecimento técnico das duas seja o mesmo, o desempenho dessa que tem as soft skills de comunicação e gestão de pessoas será superior. Sua escola tem chances maiores de conquistar a excelência no ensino e de ser reconhecida por pais e pela comunidade como uma instituição de qualidade.
Quais são as soft skills mais valorizadas pelo mercado?
A lista de soft skills é extensa e, para alguns tipos de profissões, umas são mais importantes que outras. Para um advogado ou até vendedor, por exemplo, a comunicação e a habilidade de negociação são essenciais. Para quem desenvolve os produtos em um laboratório a situação é completamente diferente. Nesse caso, gestão de equipe e trabalho em grupo podem ser mais relevantes. Sendo assim, selecionamos algumas dessas habilidades que são muito procuradas por recrutadores hoje em dia. Saiba quais são elas:
Comunicação
Quem se comunica bem conquista algumas vantagens no mercado de trabalho. Isso acontece desde o momento da entrevista, pois a pessoa consegue falar claramente a respeito de seus conhecimentos, experiências e qualificação.
Porém, no dia a dia a comunicação também é um diferencial competitivo importante, sendo considerado uma soft das skills. Especialmente para quem trabalha com o público interno ou externo, essa é uma habilidade imprescindível. Na liderança empresarial, por exemplo, a chance de um projeto ser bem-sucedido é muito maior quando o responsável consegue fazer a equipe entender suas ideias e planos.
Trabalho em equipe e gestão de pessoas
Trabalhar em equipe é outra habilidade muito importante no mercado. Afinal, por melhor que seja um profissional, a empresa dificilmente terá bons resultados caso ele não consiga multiplicar seus esforços por meio da atuação em conjunto.
Mais uma vez, para quem quer exercer a liderança, essa é uma competência prioritária. Vivemos um momento em que não se consegue implementar planos por imposição. Motivar, argumentar, envolver e engajar são os segredos para ter colaboradores comprometidos com os objetivos da organização.
Equilíbrio emocional
Com a globalização, o mercado se tornou muito mais competitivo. Isso significa que as empresas precisam produzir uma quantidade maior, em um tempo menor, e com qualidade extrema. Isso gera uma grande pressão sobre as pessoas que trabalham em uma organização.
Por esse motivo, o equilíbrio emocional permite que o profissional se torne capaz de resistir a essas pressões sem ter grandes impactos em sua saúde. Ele consegue lidar bem com as demandas crescentes e também com os conflitos que surgem naturalmente na convivência com outros colegas, clientes, fornecedores etc.
Flexibilidade e adaptabilidade
Pense em quantas coisas mudaram nos últimos anos. A tecnologia transformou a nossa rotina, fez a demanda por alguns serviços desaparecer, enquanto outros se tornaram imprescindíveis. As empresas que não se reinventaram estão enfrentando uma grande dificuldade para sobreviver.
Por isso, o profissional do futuro precisa ser capaz de se adaptar aos novos tempos. Ele deve observar as tendências do mercado, prever as novas demandas e buscar soluções que sua empresa pode oferecer para conquistar o consumidor para desenvolver essa soft skills.
Pensamento crítico
Com a agilidade do mercado e dos meios de comunicação, é preciso acelerar a velocidade do negócio. Já não é viável um colaborador receber uma reclamação ou solicitação do cliente e ter que consultar o gerente, o gerente do gerente e o diretor do gerente para encontrar uma solução.
Nesse contexto, as empresas precisam de pessoas que tenham pensamento crítico. Dessa forma, elas conseguirão analisar diferentes variáveis rapidamente e tomar decisões eficazes. Essa é uma das principais soft skills buscadas pelas organizações focadas na satisfação do cliente.
Como desenvolver as soft skills?
Como já falamos, essas competências não são ensinadas nas faculdades. No entanto, algumas delas podem ser aprendidas pela prática, quando a pessoa tem um mentor capaz de conduzi-la nesse processo de aperfeiçoamento, como as soft skills
Também existem outras habilidades podem ser aprendidas por meio de cursos específicos. Um exemplo é a pós-graduação em Gestão de Pessoas, que prepara líderes ou futuros gestores para obterem o melhor desempenho possível de suas equipes.
Por isso, também não podemos nos esquecer de que a educação continuada, de forma geral, ajuda o profissional a desenvolver duas dessas competências: o senso crítico e a flexibilidade.
Afinal, se durante a especialização a pessoa aprendeu novos modelos de gestão e negócios, estudou soluções praticadas por grandes empresas do mercado internacional, automaticamente ela conhecerá alternativas que podem ajudar a organização a se adaptar às novas demandas através dessas soft skills
O mesmo acontece com o pensamento crítico. Quem investe em uma pós-graduação desenvolve uma visão do quadro geral. Assim, mesmo que sua função atual não exija todo esse conhecimento, ela estará apta a analisar as diferentes variáveis envolvidas em uma situação para tomar a melhor decisão.
Finalmente, à medida em que a pessoa se torna reconhecida por desenvolver essas soft skills, ela encontra novas oportunidades no mercado. Portanto, investir nesses diferenciais é fundamental para ter uma carreira de sucesso. Gostou dessa matéria? Então continue no nosso Blog!