Técnicas de estudo para realmente aproveitar sua pós-graduação

Foi-se o tempo em que um certificado na parede garantia o sucesso na carreira! Atualmente, as empresas esperam que o profissional consiga aplicar o conhecimento obtido no dia a dia, transformando-o em resultados positivos. Por isso, é preciso potencializar a aprendizagem por meio de técnicas de estudo.

E você, conhece algumas dessas técnicas e sabe por que elas são importantes? Então, continue a leitura! Esse é o assunto deste post, que ajudará você a absorver muito mais conhecimento para aplicá-lo no momento certo. Confira!

A importância das técnicas de estudo

Afinal, por que é importante usar técnicas para estudar? Talvez você pense que, como um aprendiz adulto, isso já não é necessário. No entanto, existem algumas razões para buscar esse tipo de recurso. Veja a seguir.

1. As técnicas favorecem o aprendizado duradouro

Assistir às aulas e ler apostilas é importante. Porém, se nós não estimulamos o cérebro a trabalhar as informações com as quais tivemos contato de diversas maneiras, ele tende a se esquecer.

Quando você utiliza técnicas de estudo, além da eficiência delas para ativar determinadas áreas do cérebro, você está dizendo a esse órgão que o conteúdo é importante. Por isso, a classificação e armazenamento desse conjunto de informações será diferenciado.

Com todo esse processo, a tendência é o indivíduo demore para se esquecer de um conteúdo que foi trabalhado dessa maneira. Por isso, será mais fácil se lembrar das informações durante uma prova ou em uma tarefa relacionada ao trabalho.

2. As técnicas de estudo otimizam seu tempo

Muitos adultos pensam que não precisam de técnicas de estudo. Porém, eles são justamente as pessoas que mais se beneficiam com esse tipo de estratégia. Quem faz pós-graduação, por exemplo, geralmente precisa conciliar trabalho e estudos, e o tempo é escasso.

As técnicas de estudo aceleram a aprendizagem. Por isso, elas são uma ferramenta poderosa para pessoas ocupadas, para quem faz mais de um curso simultaneamente ou mesmo para quem quer aprender em um tempo reduzido porque deseja aproveitar as outras horas para o descanso e lazer.

Leia também: Trabalho e estudo: como conciliar essas atividades para alavancar a carreira?

3. Conhecimento acessível favorece o bom desempenho

Você vai perceber que várias das técnicas que nós usaremos estão relacionadas à memória. Então, alguns questionam: para ter sucesso no mercado, não adianta apenas decorar informações. Realmente, isso é verdade.

Também, quando temos um bom repertório de informações memorizadas, o cérebro fica livre para ativar outras funções com mais facilidade. Portanto, se ele não precisa fazer esforço para se lembrar, ele direcionará os recursos cognitivos para a solução de problemas, interpretação, pensamento criativo etc.

4. Técnicas de estudo facilitam a preparação para concursos

Para muitos profissionais, a pós-graduação não é só um passo para crescer na carreira. Ela é uma estratégia para estudar para concursos públicos e alcançar uma pontuação maior na prova de títulos. Portanto, todas essas dicas ajudam a ter um desempenho melhor nessa situação.

Técnicas de estudo para começar a usar hoje

TÉCNICAS DE ESTUDO

1. Memorização ou mnemônica

Há muitos recursos que facilitam a retenção da informação na memória para serem usados como técnicas de estudo. Rima, melodia e ritmo estão entre eles, tanto que é muito mais fácil lembrar-se de uma música do que de um texto em prosa ou dissertativo. Entre os principais recursos de mnemônica estão os esquemas, gráficos, símbolos, acrósticos, frases ou palavras

Quando a pessoa está estudando Galahue, por exemplo, que é um teórico da área da Psicomotricidade, ela aprenderá sobre o padrão de movimentos fundamentais. Ela pode usar o acróstico MEL para se lembrar desse padrão, sendo que as letras representam respectivamente movimento, estabilização e locomoção.

Você provavelmente já encontrou vários truques de mnemônica ao longo da sua vida. Comece a criar os seus a partir do seu conteúdo e facilite a retenção de informações.

2. Flashcards

Os flashcards são uma técnica antiga, que foi renovada pela tecnologia. A pessoa criava fichas que de um lado traziam uma informação e, no verso, seu correspondente. Inclusive, esse recurso é muito útil para ampliar seu vocabulário em outro idioma, por exemplo.

No entanto, os flashcards também podem ser utilizados para trabalhar o reconhecimento de conceitos mais complexos, para memorizar leis e muitos outros conteúdos. O Quizlet é um exemplo de ferramenta gratuita em que você pode criar seus cartões e acessá-los online ou pelo celular.

3. Associação

Associar imagens ou frases a informações e conceitos é uma ótima maneira de potencializar sua aprendizagem. Vamos imaginar, por exemplo, que um estudante está com dificuldade para se lembrar do presidente americano que começou a Guerra do Golfo.

Ele se lembra do rosto, mas não do nome. Então, ele imagina uma cena em sua mente: o presidente vestido de bruxo e fazendo um churrasco com um Grill George Foreman. Assim, ele provavelmente terá mais facilidade para se lembrar que o nome do personagem é George Bush (parecido com bruxo).

Existem ainda outros tipos de associações, como frases em que as palavras começam com os símbolos dos elementos da tabela periódica. Tudo que você precisa fazer é criar as suas próprias imagens ou frases a partir do conteúdo que você deve estudar.

4. Aplicação

A aplicação exige um nível mais profundo de elaboração da informação que as técnicas de estudo cujo foco é apenas a memorização. Portanto, embora reter o conteúdo seja importante, para um profissional que está fazendo pós-graduação, aplicá-lo é ainda mais efetivo.

Por isso, uma boa forma de estudar o conteúdo é aplicando-o ou conhecendo situações em que essa aplicação aconteceu. Um profissional de Direito, por exemplo, terá mais facilidade para se lembrar de uma lei ou jurisprudência ao se informar sobre detalhes de casos em que elas foram determinantes.

Relatos e estudos de caso estão entre as principais técnicas de aplicação. Elas exigem que a mente estabeleça relações de causa e efeito que serão úteis mais tarde para a solução de problemas — uma das soft skills mais valorizadas no mercado de trabalho.

5. Autointerrogação

A autointerrogação está entre as técnicas de estudo mais utilizadas. Afinal, quem nunca transformou um texto escolar em um conjunto de perguntas e respostas para estudar sobre eles? Essa estratégia é válida em qualquer nível de estudos, inclusive na pós-graduação.

6. Mapa mental

Finalmente, vamos falar sobre uma das técnicas de estudo preferidas de quem tem mais facilidade para assimilar imagens do que palavras: o mapa mental.

Na verdade, nem todos os mapas mentais têm desenhos. No entanto, por disporem as ideias principais em uma diagramação diferenciada, isso já pode fazer toda a diferença no momento de relembrar conceitos e informações, pois ativa a memória espacial.

E você, utiliza técnicas de estudo no seu dia a dia? Elas podem ajudá-lo a reter a informação, mas ainda há outras habilidades importantes a desenvolver, seja para prestar um concurso público ou mesmo em sua carreira na iniciativa privada.

 

:point_right: Talvez você também possa gostar:

Mercado de trabalho: como conseguir recolocação?;

Soft skills: conheça as mais valorizadas pelo mercado de trabalho;

Mapa mental – como usar esse método para potencializar a aprendizagem e passar no concurso;

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar