Tendências do mercado de trabalho: o que esperar a partir de 2020

Você está preparado para FAZER sucesso em 2020? Sim, a palavra fazer merece destaque, porque o sucesso não acontece por acaso. É preciso analisar o cenário econômico, identificar as tendências do mercado de trabalho e adquirir o conhecimento e a competência necessários para se destacar nesse contexto.

Por isso, neste post nós vamos ajudá-lo a dar os primeiros passos para um 2020 de muitas conquistas. Vamos analisar, junto com você, quais são as principais tendências do mercado de trabalho. Continue conosco e saiba como se preparar para os desafios!

Leia também: 2020 está chegando! Como se preparar para alavancar a vida profissional e começar o novo ano com o pé direito?

Tendências do mercado de trabalho para 2020

1. Mudanças rápidas de carreira

É possível que você tenha percebido que o mercado mudou bastante nos últimos anos. Até algum tempo atrás, havia muitas histórias sobre o profissional que entrou em uma empresa como office-boy e chegou ao cargo de diretor.

Já faz algum tempo que essa situação mudou. A princípio, para alcançarem postos mais altos, muitos profissionais passaram a trocar apenas de empresa, mas mantendo um plano de carreira semelhante.

Hoje, a tendência é outra. As pessoas não trocam apenas de empresa, mas fazem mudanças drásticas na própria carreira. Um exemplo são os profissionais de educação, que estão aproveitando oportunidades em Pedagogia corporativa ou as novas funções que surgem devido à tecnologia educacional.

Aliás, a tecnologia está revolucionando até mesmo outras carreiras.  Muitos profissionais de diversas áreas, como gastronomia, TI e marketing, estão se tornando instrutores ou tutores de cursos a distância. Dessa forma, eles ampliam sua área de atuação, além de multiplicarem seus ganhos.

O que aprender com essa tendência? Que é possível visualizar novos horizontes e mudar de carreira  qualquer momento. Para isso, é necessário manter-se aberto para aprender sempre e aproveitar oportunidades.

2. Automação em diversas áreas

Talvez você não tenha percebido, mas muitas das suas interações na internet acontecem com chatbots. Eles estão presentes no site do banco, oferecem informações sobre um produto ou serviço no e-commerce e possibilitam a troca de uma mercadoria adquirida.

E essa tendência, a da automação, chegará a diversas áreas. Nas empresas, a expectativa é de que a Indústria 4.0 acabe com a presença de pessoas na linha de produção. Elas não serão mais responsáveis nem pelas máquinas, já que sensores e sistemas serão integrados.

Carros autônomos, drones que realizam entregas, personalização de serviços com a inteligência artificial, terminais de pagamento por autoatendimento em lojas e supermercados — tudo isso já existe.

Talvez essas tendências não estejam se popularizando em uma velocidade tão alta no Brasil, mas o fato é que elas estão sendo desenvolvidas e, quando a tecnologia chegar a um determinado nível de maturidade, o preço cairá, o que facilitará sua adoção por empresas de diversos portes.

O que aprender com essa tendência? As funções operacionais e mesmo táticas tendem a desaparecer ou a se tornarem muito escassas. Para não perder sua relevância, o profissional precisa se diferenciar e se preparar para cargos de liderança.

3. Valorização de profissões tradicionais

Com uma certa frequência, vemos especialistas em RH apontando quais são as profissões que vão morrer. Essa previsão é feita com base no mercado, que se adapta à tecnologia e ao comportamento do consumidor, reduzindo a demanda por determinadas funções.

Por outro lado, as carreiras tradicionais são apontadas como as mais sólidas. Entende-se que professores, médicos e advogados estão entre os profissionais “insubstituíveis” nas principais listas de tendências do mercado de trabalho.

Porém, não se engane! Isso não significa que essas profissões não serão afetadas pela tecnologia. Estamos vendo médicos operando remotamente por meio de robôs, por exemplo. Professores estão desbravando os novos rumos da EAD. Já existem Analytics que compilam dados do judiciário para prever resultados — trata-se da Jurimetria.

O que aprender com essa tendência? As funções tradicionais continuam em alta, mas os profissionais desses setores precisam se atualizar. A educação continuada é essencial para absorver novas tecnologias e conquistar diferenciais competitivos relevantes no mercado.

Leia também: Diferencial competitivo: qual é o seu?

4. Surgimento de postos relacionados à tecnologia

Essa é uma das principais tendências do mercado de trabalho, considerando o fato de que a tecnologia está em todo lugar. As pessoas terão acesso a novos produtos e serviços, o que exigirá profissionais preparados para atuar em posições diferentes.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 65% das crianças de hoje trabalharão em empregos que ainda não existem. Essa é uma excelente notícia, pois significa que embora algumas profissões estejam morrendo, surgirão outras oportunidades de carreira.

Mesmo nas profissões tradicionais, será necessário lidar com a Ciência de Dados, Inteligência Artificial e automação, como nos exemplos que já mencionamos em outros tópicos.

Por outro lado, o cruzamento de informações facilitará a realização de diversas tarefas,  e quem se preparar para usá-las pode se destacar no mercado.

O que aprender com essa tendência? Quem souber fazer apenas o que já faz não terá um futuro muito longo no mercado. É fundamental assimilar novos conceitos, tecnologias e modelos de negócios, bem como investir na especialização para manter-se alinhado às mudanças do seu setor.

5. Valorização do trabalho, e não do emprego

Muitos empregos tendem a desaparecer, já que as empresas não precisarão de tantas pessoas em funções repetitivas e burocráticas.

Em parte, esse é o cenário que vemos agora mesmo em muitas organizações. Havia uma equipe para realizar o trabalho do escritório, por exemplo. Hoje, basta uma pessoa e um computador, o que sem dúvida gera desemprego.

Por outro lado, estamos vendo que a tecnologia está quebrando a barreira que existia entre o profissional e o consumidor. Até pouco tempo atrás, por exemplo, quem era expert em um assunto só poderia oferecer um curso se fosse contratado por uma instituição de ensino.

tendências do mercado de trabalhoHoje, a situação mudou. Um profissional reconhecido pelo mercado pode lançar seu próprio curso. Dessa maneira, é possível fazer isso presencialmente e divulgar seu serviço online ou, em muitos casos, usar a própria plataforma digital para captar alunos e ensinar.

Portanto, uma das principais tendências do mercado de trabalho é o empreendedorismo, como opção exclusiva de carreira ou como uma forma de obter renda extra.

Então, o que aprender com essa tendência? Para isso, passe a ver a si mesmo como uma empresa. Enxergue como seu conhecimento poderia se transformar em um produto que interessa o consumidor. Invista em formação continuada para não deixar de ser relevante em seu setor, cative um público e venda seu serviço.

E você, já conhecia essas tendências do mercado de trabalho? Já havia pensado no impacto dessas questões sobre sua carreira?

Quer ajuda para alcançar esses objetivos? Então, não perca tempo! Assine a nossa newsletter e receba muitas dicas para se preparar e se tornar um profissional do futuro. Inscreva-se agora mesmo!

:point_right: Talvez você também possa gostar:

Como mudar de carreira com segurança?

Liderança empresarial: você está preparado para ser um C-Level?

Sua Profissão vai morrer? Descubra se é hora de pensar em uma nova carreira!

Especialização ou generalismo: o que falta na sua formação?

Desemprego: 6 estratégias para fugir desse fantasma!

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar