Especialização ou generalismo: o que falta na sua formação?

Qual é o seu tipo de formação? Embora não exista uma classificação oficial, há cursos de graduação que oferecem um currículo generalista, enquanto outras são conhecidas pelo grau de especialização. A maioria das pessoas, na verdade, sequer pensou nesse aspecto. Porém, entender essa diferença pode potencializar suas chances de sucesso.

Ficou interessado em saber mais? Então, continue a leitura! Vamos partir de alguns exemplos práticos para que você identifique qual é o seu caso. Assim, você conseguirá decidir quais são os passos mais estratégicos para turbinar sua carreira. Confira!

O que são os cursos generalistas?

Um fato é inegável: não existe a possibilidade de uma formação, por melhor que seja, ensinar tudo que um profissional precisa saber para obter sucesso. Existem matérias  que fazem parte do currículo básico dos cursos de Ciências Humanas, Exatas e Biológicas. A graduação geralmente começa por elas.

O tempo restante de faculdade é dividido entre disciplinas que são essenciais para que um profissional comece a trabalhar. Porém, isso não significa que as horas de curso são suficientes para que os docentes abordem, em profundidade, todos os aspectos envolvidos no exercício daquela carreira.

Por isso, se você observar com atenção, boa parte dos cursos de graduação traz uma noção sobre as áreas fundamentais. Em uma faculdade de Administração de Empresas, por exemplo, o aluno terá um ou dois semestres de gestão financeira, Recursos Humanos, princípios gerais da Administração, fundamentos da Economia, Marketing, entre outras tantas disciplinas.

Devido a isso, um recém-graduado chega ao mercado com um conjunto de conhecimentos básicos, que permitem sua inserção no mercado. No entanto, ao iniciar suas atividades no dia a dia de uma empresa, ele percebe que para executar uma função de responsabilidade com brilhantismo, ele precisa realizar uma especialização.

A especialização é um diferencial competitivo!

E por aprender mais, é importante destacar que não se trata apenas de ampliar seu leque de conhecimento. O profissional percebe que escolher uma área com a qual ele se identifica e se aprofundar nas metodologias e técnicas que ela utiliza é um diferencial competitivo muito relevante.

Leia também: Diferencial competitivo: qual é o seu?

Portanto, nós estamos falando de uma formação inicial generalista que precisa ser complementada. Nesses casos, não há muito o que pensar. A pessoa deve optar por uma área de especialização, que fará com que ela apresente melhores resultados e se destaque no mundo corporativo.

Assim, o profissional de Administração pode escolher áreas como Gestão Financeira, Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica de Cooperativas, Gestão de Marketing, Logística, Gestão Hospitalar e assim por diante. A decisão depende principalmente da afinidade com determinadas funções e com a demanda do mercado.

ESPECIALIZAÇÃO

Pelo fato de muitos cursos de graduação serem genéricos, esse é um tópico que merece ainda mais atenção. Consideramos importante destacar que a área de Direito também oferece formações generalistas. Elas exigem uma especialização não só pelo aprofundamento do conhecimento, mas devido às mudanças sociais que geram oportunidades.

Estão surgindo áreas completamente novas, como Direito Eletrônico ou Digital, Ambiental ou Bioético.  O Compliance também é um setor com muita demanda. No entanto, faltam profissionais especializados para atuarem nos casos que envolvem esses novos ramos. Portanto, investir em uma pós-graduação pode garantir excelentes oportunidades.

Quais são os cursos focados em especialização?

Porém, além desses cursos mais generalistas, existem as faculdades em que a pessoa se torna especialista em um determinado assunto. É importante deixar claro que esses profissionais podem, sim, se tornar ainda mais especializados. No entanto, você vai perceber a diferença nos exemplos a seguir.

especialização

Vamos imaginar o caso de um profissional formado em Odontologia. Tudo em sua faculdade o preparou para exercer a profissão de dentista. Portanto, trata-se de uma formação bastante específica. Ela é diferente de um curso de Administração, por exemplo, que oferece um leque de atuação bem maior.

No entanto, muitos profissionais dessas e outras áreas específicas encontram outras dificuldades para impulsionarem suas carreiras. Muitas delas não estão relacionadas ao seu campo de estudo, mas à gestão de negócios.

Felizmente, existem cursos de pós-graduação que atendem essas necessidades. A especialização em Planejamento Estratégico e Gestão de Negócios, por exemplo, é uma excelente alternativa para quem deseja ter sucesso no empreendimento sem perder o controle administrativo do negócio.

Como complementar a formação?

Agora você já sabe que é possível complementar sua formação inicial de diferentes maneiras. Uma possibilidade é investir ainda mais na especialização ou adquirir um background generalista, que pode ajudá-lo a impulsionar sua carreira.

Para tomar essa decisão, é importante valiar seus objetivos a curto, médio e longo prazo. Também vale a pena analisar as oportunidades que o mercado oferece, identificar os pontos que impedem seu crescimento profissional hoje e investir em cursos para sanar as lacunas e se preparar para aproveitar as novas tendências.

Entendeu qual é a diferença entre uma formação generalista e outra específica? Sua profissão se encaixa em qual dessas duas categorias? Descobriu qual é a especialização ideal para se destacar no mercado? Siga nossas páginas no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube para receber outras dicas de carreira e potencializar seu sucesso.

 

 

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar