2020 está chegando! Como se preparar para alavancar a vida profissional e começar o novo ano com o pé direito?

Você sabe que, quando o final do ano se aproxima, as pessoas geralmente começam a pensar em seus desejos para o ano seguinte. Além dos objetivos pessoais, muita gente sente a necessidade de alavancar a vida profissional para conquistar um rendimento maior e todo o conforto que isso proporciona: melhores condições de moradia, a troca do carro, viagens, lazer, independência financeira etc.

Para alcançar esses objetivos, surgem as famosas decisões de Ano Novo. As pessoas dizem que vão fazer um curso, buscar um novo emprego, começar a dieta, entre tantos outros itens da lista.

Mas e se nós disséssemos que você não precisa esperar o Reveillon para ver sua vida mudar? Aliás, se você começar agora a tomar as atitudes necessárias para iniciar 2020 com o pé direito, suas chances de conquistar seus objetivos será muito maior?

Quer fazer essa experiência? Então, não perca este post! Vamos mostrar como você pode iniciar seu projeto 2020 agora mesmo e turbinar seu crescimento na carreira antes mesmo de o novo ano começar!

Passo a passo para mudar sua vida profissional até 2020!

1. Faça uma avaliação honesta da sua vida profissional

O primeiro passo para você ter sucesso em 2020 é avaliar sua vida profissional até agora. Qual é o seu real motivo de insatisfação? Entende que seu salário é muito baixo ou, apesar de ter um rendimento compatível com o mercado, não gosta da estrutura e do clima da empresa onde trabalha?

Esses dois motivos para a insatisfação são completamente diferentes, e por isso você deve avaliar a situação com cuidado. Também é possível que tenha surgido uma decepção com a sua profissão. Isso é cada vez mais comum, já que a escolha profissional é feita sem que muitos jovens tenham conhecimento do que o dia a dia daquele trabalho realmente envolve.

De qualquer forma, é muito importante identificar esse motivo de insatisfação. É essa avaliação que vai dizer se você precisa realmente mudar de carreira e procurar uma nova profissão. Em outros casos, basta se qualificar melhor para abrir as portas de outras empresas ou melhorar seu salário.

2. Identifique as oportunidades do mercado para o novo ano

A todo momento, o mercado oferece oportunidades, enquanto outras carreiras sofrem um processo de retração. Isso acontece por vários motivos: mudanças econômicas e no comportamento do consumidor, surgimento de tecnologias, etc.

A vantagem de aproveitar essas oportunidades do mercado de trabalho é que essas novas áreas têm poucos profissionais para atender à demanda. Por isso, essas funções costumam ser muito bem remuneradas.

Dentro da sua área de atuação, tente enxergar essas oportunidades e descobrir se elas são compatíveis com suas aptidões. Na Educação, por exemplo, estão surgindo muitas novas vagas para quem trabalha com EAD e plataformas de ensino e treinamento. Tutoria, designer instrucional e Pedagogia Corporativa são profissões em alta.

Na área administrativa, estão surgindo algumas funções e outras estão sendo ressignificadas. O gestor de pessoas tem sido visto como uma peça fundamental para a empresa atingir seus objetivos estratégicos. Os profissionais de TI que trabalham com Business Intelligence e Big Data também têm uma grande demanda.

No Direito, as pautas políticas e as mudanças no comportamento da sociedade geram o crescimento de áreas como Direito Previdenciário, Ambiental e Eletrônico ou Digital. Nas empresas, muitos advogados têm se tornado responsáveis pela condução de projetos e departamentos de Compliance, essenciais para garantir a atuação ética das organizações.

Portanto, para começar 2020 com o pé direito e fazer a vida profissional decolar, é fundamental ficar atento a essas oportunidades. Procure as opções mais compatíveis com seu perfil e explore essas possibilidades de carreira.

3. Estabeleça estratégias de curto prazo

A partir do momento em que você sabe o rumo que deseja seguir, é hora de iniciar seu passo a passo rumo a essa mudança profissional. É importante identificar os cursos necessários para se qualificar, seja porque deseja dar um novo enfoque à carreira ou apenas para disputar cargos mais rentáveis.

Atualmente, para turbinar a carreira nem sempre é necessário fazer cursos longos. Em dois, três ou cinco anos, muita coisa muda no mercado, especialmente devido à interferência das novas tecnologias. Cursos curtos e realizados com maior frequência podem ser mais efetivos para mantê-lo atualizado.

Por isso, embora a faculdade seja realmente essencial, a partir dela você pode optar por formações mais rápidas. Existem cursos de pós-graduação, por exemplo, que podem ser concluídos em 3, 4 ou 6 meses, de acordo com sua disponibilidade de tempo.

Esses cursos, chamados de pós-graduações intensivas, funcionam da seguinte maneira: você não precisa esperar uma data de início de uma turma. Todas as aulas já estão gravadas e o material está pronto. Portanto, basta assisti-las, realizar os trabalhos, cumprir as exigências da faculdade e pegar seu certificado.

Então, se você tem disponibilidade de tempo e está motivado para conseguir seu certificado rapidamente, essa é a modalidade ideal. Ao começar no mês de novembro, por exemplo, o curso poderá ser concluído antes do Carnaval, garantindo um diferencial competitivo que o ajudará a ter um currículo imbatível já no início do ano que vem!

4. Comece a mostrar suas qualidades em 2020

Enquanto faz sua especialização, comece a estabelecer contatos que ajudarão você a conseguir uma nova colocação. Participe de workshops e seminários onde é possível encontrar outros profissionais da área.

Além disso, crie ou atualize seu perfil no LinkedIn. Fique de olho nas vagas que aparecem por lá, publique conteúdo que traga informações relevantes para sua rede de contatos e mostra que você é um profissional antenado no que acontece no mercado.

Não se esqueça de publicar suas certificações e atualizar a descrição de competências. Hoje em dia, muitos recrutadores buscam profissionais aptos a desempenharem um cargo por meio dessa rede social. Então, mostre a eles que você tem a qualificação que eles necessitam.

Além disso, faça uma prospecção ativa nas empresas. Faça um levantamento daquelas onde gostaria de trabalhar, entre no site e preencha um cadastro no banco de talentos da organização. Mantenha seus dados sempre atualizados, para que o RH consiga encontrá-lo quando surgir uma oportunidade.

E agora, está preparado para alavancar sua vida profissional e fazer de 2020 um marco na conquista do sucesso? Gostou das dicas? Quer uma forcinha a mais para fazer seu plano de carreira?

Então, não perca tempo! Baixe agora mesmo o nosso e-book sobre como fazer seu Plano de Desenvolvimento Individual e descubra como chegar ao cargo dos seus sonhos!

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar