Trabalho e qualidade de vida: como alcançar o equilíbrio?

Se você acredita que estresse, ansiedade, depressão e outros transtornos não são doenças sérias, é importante rever seus conceitos. Elas não só afetam a qualidade de vida da população, como se tornaram causas significativas de afastamento do trabalho.

Os números são alarmantes. Estudos recentes mostram que 86% dos brasileiros têm ou tiveram algum transtorno mental. 32% dos trabalhadores do país sofrem os efeitos de estresse e muitos chegam ao ponto extremo dessa condição — a síndrome de burnout.

Essa situação traz uma outra consequência, que é o crescimento do número de afastamentos do trabalho. Segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, a concessão de benefícios de auxílio-doença relacionados ao burnout aumentaram 114% entre 2017 e 2018.

Engana-se quem pensa que reverter essa situação é fácil. Embora as empresas possam criar uma cultura organizacional mais amena e adotar estratégias para aumentar a produtividade que não sejam baseadas na pressão sobre o colaborador, o combate aos transtornos mentais também precisa acontecer fora do ambiente de trabalho.

Neste post, vamos falar sobre as estratégias que você, como profissional, pode adotar para alcançar esse equilíbrio e conquistar a qualidade de vida. Quer saber mais? Continue a leitura!

Hábitos e qualidade de vida

Não adianta fugir da realidade: nosso corpo funciona como uma máquina, embora seja muito superior a qualquer equipamento já inventado. Por isso, quando deixamos de atender às necessidades do organismo, aparecem sinais de desgaste físico ou mental.

E quais são essas necessidades? Podemos suprir todas elas com recursos bastante naturais. Necessitamos de alimento na quantidade e qualidade certa para garantir os nutrientes que precisamos. Água, ar e luz solar também estão na lista de hábitos saudáveis.

Porém, o corpo também precisa de movimento. Talvez essa necessidade não fosse tão grande no passado, quando a maioria das atividades diárias exigiam esforço físico. Era preciso plantar, cortar lenha, tirar água do poço, lavar roupas na beira do rio, acender o fogo. A rotina não era sedentária.

Vieram os novos tempos, a modernidade e hoje muitos de nós trabalhamos sentados, diante de um computador. Então, precisamos compensar esse sedentarismo com a prática de exercícios físicos.

Também não podemos nos esquecer de que o corpo precisa de descanso. Por isso, aquelas horas de sono que se tornam cada vez mais curtas devido à sobrecarga de trabalho e às maratonas de séries causam um grande impacto ao corpo e, principalmente, favorecem a perda da saúde mental.

Portanto, rever nossos hábitos e adequar nossa rotina para termos um estilo de vida mais saudável é fundamental para prevenir e mesmo tratar a depressão, o estresse, a ansiedade e outros transtornos mentais.

Talvez você esteja pensando: “como esses hábitos podem me ajudar se eu sei que o meu estresse, ansiedade e depressão são causados pelo meu ambiente de trabalho?”

Embora saibamos que a rotina de um profissional pode contribuir para agravar o quadro, o fato é que nosso estilo de vida tem uma grande influência na saúde mental. Existem muitas pesquisas que comprovam esse fato.

Independentemente do ambiente onde você trabalha, esses fatores de saúde contribuem para melhorar o estado da mente. Eles estimulam o seu organismo a produzir substâncias que aumentam a sensação de prazer e bem-estar, o que é essencial para a recuperação desse quadro.

Porém, não podemos ignorar que um ambiente de trabalho pode ser nocivo à saúde mental. Nesse caso, também temos algumas sugestões que serão compartilhadas no próximo tópico.

Trabalho e qualidade de vida

A pressão no trabalho é praticamente inevitável. Mesmo que seus chefes sejam pessoas que tratem seus colaboradores com profissionalismo, a própria situação do mercado e o risco de perder faturamento, clientes e o emprego já é suficiente para aumentar o nível de preocupação dos funcionários.

No entanto, existem algumas coisas que você pode fazer para evitar ou amenizar essa pressão. Veja a seguir:

1. Siga sua vocação

Quando trabalhamos com o que realmente gostamos, nossas chances de sermos felizes no trabalho são muito maiores. Existe uma compatibilidade entre o nosso perfil comportamental e as tarefas referentes ao cargo, o que causa muita satisfação.

Então, se você ainda não trabalha com o que gosta, repense sua carreira! Comece agora mesmo a elaborar um Plano de Desenvolvimento Individual para mudar de carreira e disputar as vagas com as quais realmente sonha.

2. Melhore sua empregabilidade

Se o seu medo é perder o emprego devido às crises, isso significa que é hora de melhorar sua empregabilidade. Aposte na educação continuada para acrescentar conhecimentos ao seu repertório e competências ao seu currículo.

Assim, mesmo se você eventualmente perder o emprego, terá muito mais facilidade para encontrar uma nova vaga e conseguirá se destacar dos outros candidatos.

3. Use seu dinheiro com inteligência

Outro fator que contribui para melhorar a sensação de segurança é não depender tanto do emprego para atender suas necessidades. Para isso, é importante ter um orçamento pessoal, economizar parte do dinheiro e investir com inteligência. Diante de um imprevisto, você terá recursos para se manter.

4. Aumente o valor da sua hora de trabalho

Para algumas pessoas, o problema nem é o medo de perder o emprego. Para atender suas necessidades pessoais e familiares, elas precisam trabalhar um número imenso de horas, o que faz com que elas não tenham tempo para descanso, para a prática de exercícios e outros hábitos que favorecem a qualidade de vida.

Nesses casos, a solução é o aumento do valor da hora de trabalho. Ao investir em especialização, você se tornará um profissional mais qualificado e estará apto a ocupar cargos que pagam mais. Assim, será possível reduzir o tempo no expediente e melhorar sua qualidade de vida.

5. Tenha um hobby

A vida não é só trabalho. Por isso, é fundamental dedicar-se às atividades que gosta, que proporcionam alegria e prazer. Pode ser que você queira aprender um instrumento musical, sair com os amigos, praticar algum esporte ou fazer artesanato.

O que importa é que, pelo menos uma vez por semana, você tenha esse tempo para relaxar ou se divertir. Dessa forma, haverá uma compensação em relação às pressões do dia a dia.

6. Prepare-se para chutar o balde

Apesar de seus esforços, pode ser que a cultura da organização seja realmente péssima e que você nunca tenha um ambiente de trabalho saudável. Então, a solução é melhorar sua empregabilidade e começar a procurar outras oportunidades no mercado.

Se você buscar conhecimento por meio da educação continuada e aperfeiçoar sua prática profissional, haverá outros empregadores dispostos a valorizar seu perfil e esforço.

E então, quais desses hábitos você precisa incluir na sua vida para melhorar sua qualidade de vida e alcançar o equilíbrio. Gostou do post? Então, compartilhe com seus amigos que também estão estressados. Eles vão gostar!

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar