LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS – EAD
O egresso do curso de graduação em Letras, licenciatura EAD, habilitação em
Língua Portuguesa e Língua Inglesa, será capaz de exercer a docência em Língua
Portuguesa e Lingua Inglesa no âmbito da Educação Básica, demonstrando segurança e
seriedade no que se refere ao ensino, bem como habilidade no uso dos recursos
metodológicos disponíveis. Será capaz de realizar pesquisas, elaborar ensaios teóricos e
resenhas críticas a respeito da produção em língua e literatura, posicionando-se diante
da tradição e dos debates atuais e revelar-se profissional comprometido com a
construção de uma sociedade republicana e democrática que deve, prioritariamente,
promover a igualdade e a inclusão.
Na dimensão política, o egresso terá consciência da importância social da sua
profissão e do sentido público da docência; terá postura crítica face a sua realidade
social e participará das tomadas de decisões a respeito dos rumos da sociedade como
um todo,lidando com questões socioambientais, éticas, estéticas e relativas à
diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional e sociocultural
como princípios de equidade.
Home » Cursos » Graduação » Graduação EAD » LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS – EAD
Objetivos do Curso
Os objetivos do curso consideram o perfil profissional do egresso, a estruturacurricular, o contexto educacional, características locais e regionais e novas práticasemergentes no campo do conhecimento relacionado ao curso. Logo, justifica afirmar que o objetivo do curso de Letras, licenciatura EAD,habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, ministrado pela FACULDADE DOMALBERTO é formar de maneira integrada professores de Língua Portuguesa e LínguaInglesa, com competência para atuarem nas diferentes etapas e modalidades daeducação básica, considerando a formação acadêmica que lhes possibilitou o exercíciode prática profissional vinculada aos conteúdos curriculares, a prática docente nosdiferentes espaços escolares da Educação Básica, assim como a produção deconhecimentos novos por meio das atividades de iniciação científica e extensão voltadaspara os processos de ensino e aprendizagem em Língua e Literatura. SAIBA MAIS
Navegue pelos Conteúdos
Grade Curricular
1º Período
Disciplina | C.H. Semestral |
Língua Inglesa I | 60 |
Introdução aos Estudos Linguísticos | 60 |
Teoria e Crítica Literária I | 40 |
Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa | 60 |
Introdução à Educação a Distância | 20 |
Metodologia da Pesquisa Científica | 40 |
Leitura e Produção Textual | 40 |
Prática Pedagógica I: Língua Portuguesa e Inglesa em Espaços não Escolares | 100 |
Total | 400 |
Atividades de Curricularização de Extensão I | 45 |
2º Período
Disciplina | C.H. Semestral |
Morfologia da Língua Portuguesa | 60 |
Linguística I | 60 |
Língua Inglesa II | 60 |
Teoria e Crítica Literária II | 40 |
Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação | 40 |
Didática | 60 |
Prática Pedagógica II: Gestão Escolar | 100 |
Total | 420 |
Atividades de Curricularização de Extensão II | 45 |
3º Período
DISCIPLINA | C.H. SEMESTRAL |
Sintaxe da Língua Portuguesa | 60 |
Língua Inglesa III | 60 |
Linguística II | 60 |
Literatura Portuguesa I | 60 |
Legislação e Organização do Sistema Educacional | 40 |
Sociologia da Educação | 40 |
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa | 40 |
Prática Pedagógica III: Gestão da Aprendizagem | 100 |
Total | 460 |
Atividades de Curricularização de Extensão III | 46 |
4º Período
DISCIPLINA | C.H. SEMESTRAL |
Semântica e Pragmática da Língua Portuguesa | 60 |
Literatura Portuguesa II | 60 |
Gêneros Discursivos e Textuais | 40 |
Literatura de Língua Inglesa I | 60 |
Tecnologias Digitais para o Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira | 40 |
Psicologia da Educação: Desenvolvimento | 40 |
Direitos Humanos e Diversidade | 40 |
Prática Pedagógica IV: Ensino de Língua Portuguesa e Inglesa | 100 |
Total | 440 |
Atividades de Curricularização de Extensão IV | 44 |
5º Período
DISCIPLINA | C.H. SEMESTRAL |
Língua Inglesa IV | 60 |
Literatura de Língua Inglesa II | 60 |
Literatura Portuguesa III | 60 |
Psicologia da Educação: Aprendizagem | 40 |
Língua Brasileira de Sinais – Libras | 60 |
Estágio Curricular Supervisionado I | 100 |
Total | 380 |
Atividades de Curricularização de Extensão V | 40 |
6º Período
DISCIPLINA | C.H. |
Ensino de Literatura | 40 |
Literatura Brasileira I | 60 |
Educação Especial e Inclusão | 40 |
Planejamento Educacional | 40 |
Eletiva I – Análise, Elaboração e Adaptação De Material Didático | 60 |
Estágio Curricular Supervisionado II | 100 |
Total | 340 |
Atividades de Curricularização de Extensão VI | 34 |
7º Período
DISCIPLINA | C.H. SEMESTRAL |
Língua Inglesa V | 60 |
Literatura Brasileira II | 60 |
Metodologia do Ensino de Língua Inglesa | 40 |
Organização Curricular e Inovação | 40 |
Trabalho de Conclusão de Curso I | 60 |
Estágio Curricular Supervisionado III | 100 |
Total | 360 |
Atividades de Curricularização de Extensão VII | 36 |
8º Período
DISCIPLINA | C.H. SEMESTRAL |
Literatura Brasileira III | 60 |
Políticas Sociais e Ambientais | 60 |
Avaliação da Aprendizagem | 40 |
Trabalho de Conclusão de Curso II | 60 |
Eletiva II – Literatura, Cinema e Cultura Brasileira | 60 |
Estágio Curricular Supervisionado IV | 100 |
Total | 380 |
Atividades de Curricularização de Extensão VIII | 40 |
Atividades Complementares | 100 |
OBS.: ABAIXO QUADRO DA CARGA HORÁRIA TOTAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Atividades Complementares | 100 |
Estágio Supervisionado | 400 |
Atividades Curricularizadas De Extensão | 330 |
TOTALIZAÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR:
SEMESTRES | C.H. |
1º SEMESTRE | 420 |
2º SEMESTRE | 420 |
3º SEMESTRE | 460 |
4º SEMESTRE | 440 |
5º SEMESTRE | 380 |
6º SEMESTRE | 340 |
7º SEMESTRE | 360 |
8º SEMESTRE | 380 |
Atividades Complementares | 100 |
Atividades Curricularizadas De Extensão | 330 |
Carga Horária Total | 3.300 |
Funcionamento
Documentação
1 Cópia do Diploma de Graduação ou Declaração de Conclusão de curso atualizada.
1 Cópia do CPF.
1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
1 Cópia do Histórico de Conclusão da graduação.
1 Cópia do Comprovante de Residência.
1 Cópia da Carteira de Identidade – RG ou CNH.
1 Via do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Assinado.
1 Foto 3×4.
A DOCUMENTAÇÃO ACIMA DEVE SER ESCANEADA E ENVIADA EM FORMATO PDF, ATRAVÉS DO PORTAL.
Reconhecimento
Reconhecimento do MEC?
Todos os Cursos de Pós-Graduação oferecidos pela Faculdade Dom Alberto, são devidamente amparados legalmente através das portarias ministeriais:
Portaria MEC Nº 247 de 22/03/2018 Publicada no D.O.U dia 22/03/2018.
Portaria MEC Nº 248 de 22/03/2018 Publicada no D.O.U dia 22/03/2018
Portaria MEC Nº 3.201 de 31/10/2003 Publicada no D.O.U dia 05/11/2003.
Para consultar, clique aqui.
Investimento
Preço
Outros Cursos
Fale Conosco
Desconto
- Plataforma e App EAD disponível 24h
- Professores renomados
- Veja a autorização do curso no MEC
- Seja um Representante Educacional
- Fale Conosco - Entre em Contato
- Dúvidas? Nós ligamos para você!