Desafios da EAD: como ter sucesso nessa modalidade de ensino

Para milhões de brasileiros, a educação a distância representou a oportunidade de ingressar em um curso superior e mudar de vida. No entanto, embora a modalidade seja muito mais prática e acessível, é preciso ter foco e disciplina para vencer os desafios da EAD.

E você, sabe que desafios são esses? Nós selecionamos os principais e os trouxemos neste post, que o ajudará a se preparar para enfrentar essas situações e ter o melhor aproveitamento possível em sua pós-graduação. Confira!

Desafios da EAD: por que apostar nessa modalidade de ensino?

Nos últimos anos, a EAD foi a porta de acesso de milhões de brasileiros ao Ensino Superior. Ela democratizou o conhecimento, permitiu que pessoas de cidades que não têm faculdade continuassem seus estudos e reduziu os custos da educação continuada.

Apesar de todos esses benefícios, alguns alunos apresentam dificuldades para se ajustarem a um curso EAD. No entanto, sempre que enfrentamos um desafio e o vencemos, nos fortalecemos e adquirimos competências que têm seu valor reconhecido pelo mercado de trabalho.

E então, quer saber quais são os desafios da EAD? Acompanhe a seguir!

1. Falta de cobrança

Em nosso sistema escolar, as pessoas geralmente são condicionadas a responder às cobranças. Então, elas vão às aulas porque as ausências causam a reprovação, e não porque sua presença é uma oportunidade de adquirir conhecimento. O mesmo acontece em relação a provas e trabalhos.

Na EAD, o nível de cobrança é menor, o que faz algumas pessoas se perderem durante o curso. Porém, é importante destacar que o nível de exigência é o mesmo ou ainda superior ao de uma pós-graduação presencial.

Assim, mesmo que a pessoa demore para assistir às aulas ou para realizar os trabalhos, ela precisa cumprir todos os requisitos para ser aprovada e receber o certificado. Portanto, embora essa seja uma dificuldade que alguns alunos apresentam, eles acabam se adaptando.

2. Administração do tempo

desafios da EADPara alguns alunos, esse é um dos principais desafios da EAD. A situação é bem parecida com a do tópico anterior: como não existe um dia marcado para as aulas ou para as leituras, a tendência à procrastinação pode se manifestar.

Porém, mais uma vez, é preciso se adaptar e aprender a administrar o tempo. A melhor forma de fazer isso é reservar determinados dias para o estudo, exatamente como a pessoa faria em um curso presencial.

3. Conciliar trabalho e estudo

Esse desafio não é exclusivo de quem opta pela pós-graduação a distância. Essa dificuldade é apresentada também por pessoas que escolhem cursos presenciais, e que precisam dedicar noites e finais de semana para o estudo.

Inclusive, para o aluno EAD é mais fácil conciliar trabalho e estudo. Afinal, como ele não precisa se deslocar até o local da aula, ele economiza tempo e pode dedicá-lo à leitura, realização de exercícios ou às videoaulas. Se ele mora em cidades de grande porte, é possível estudar na própria empresa após o expediente, esperando o pico do trânsito passar.

Leia também: Trabalho e estudo: como conciliar essas atividades para alavancar a carreira?

4. Flexibilidade

Falando novamente em sistema educacional, percebemos que desde pequenos não fomos educados para fazer escolhas. Sempre tivemos que nos ajustar a um cronograma escolar.

Muitos cursos de pós-graduação EAD são flexíveis. Isso significa que o aluno pode começar a qualquer momento do ano, assistir às aulas em diferentes dias da semana e entregar as atividades quando puder. É nesse contexto que se manifesta o despreparo para fazer escolhas, e o sintoma mais visível é a procrastinação.

No entanto, a maioria dos alunos EAD  acaba se ajustando a isso e aprende a se tornar o líder de sua própria aprendizagem. Dessa forma, eles adquirem também uma capacidade de tomar decisões que é muito valorizada no mercado de trabalho.

desafios da ead

5. Domínio da tecnologia

Para quem é nativo digital, navegar na internet é simples e intuitivo. No entanto, para quem pertence a uma geração anterior ou simplesmente não cresceu em um ambiente tecnológico, lidar com a tecnologia pode ser difícil e extremamente frustrante.

Um dos principais desafios da EAD para gerações menos digitais é lidar com as plataformas. É nelas que estão o material das disciplinas, as aulas, as atividades propostas e as ferramentas para interação com professores e tutores.

Por outro lado, a EAD estimula o aluno a dominar essas tecnologias. Assim, ele adquire uma competência que é fundamental para preservar sua empregabilidade no mercado de trabalho atual.

6. Interação com professores e tutores

Bons cursos colocam tutores à disposição dos alunos EAD. No entanto, esse contato é diferente da interação presencial com a qual a pessoa se acostumou ao longo de anos em sala de aula. Para alguns, a princípio, essa situação pode parecer estranha.

Entretanto, aos poucos o aluno se adapta a esse padrão de interação e consegue até mesmo perceber suas vantagens. Também, pode ele progredir em seu próprio ritmo, sem ter que se ajustar à velocidade da classe.

Assim, se ele consegue superar determinados tópicos mais rápido, ele tem a chance de acelerar sua formação. Se precisa de mais tempo para dominar um conteúdo, também é possível  progredir no ritmo apropriado, sem sacrificar a compreensão para ajustar-se a uma turma.

Até o atendimento é individualizado. O contato acontece diretamente com o tutor, que responde suas dúvidas ou as encaminha aos professores. O atendimento é personalizado, fazendo com que seu aproveitamento do curso seja completo.

7. Falta de foco

Um dos desafios da EAD é o fato de que tudo acontece no ambiente online. Por isso, durante o período reservado para estudos, o aluno passa seu tempo na frente da tela do computador. Se ele não tiver disciplina, a tentação para pular para outras abas e conferir suas redes sociais ou opções de entretenimento pode prejudicar sua aprendizagem.

Por isso, é importante preparar-se mentalmente e criar rotinas que ajudem a não perder o foco. Deixe apenas a aba do curso aberta, mantenha o smartphone silencioso e, de preferência em outro cômodo da casa ou escritório. Assim, será mais difícil se distrair no momento de estudo.DESAFIOS DA EAD

Dessa maneira, os desafios da EAD podem ser vencidos com organização, disciplina e comunicação constante com a instituição de ensino.

Assim, o grande número de pessoas que têm impulsionado sua vida profissional com os cursos a distância mostra que os desafios EAD podem ser vencidos. Além disso, eles ajudam a desenvolver competências que depois são reconhecidas pelo mercado, formando profissionais resilientes, disciplinados, proativos e autodidatas.

Quer saber quais são esses diferenciais que os alunos EAD desenvolvem? Então continue aqui no blog e confira nosso artigo completo sobre esse tema!

:point_right: Talvez você também possa gostar:

Mercado de trabalho: como conseguir recolocação?

Como fazer pós-graduação online e não perder o foco?

Pós-graduação a distância: qual é a melhor para alcançar seus objetivos?

 

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar