O que os recrutadores esperam de um candidato? Saiba como ter um currículo imbatível e se destacar em um processo seletivo!

No momento da contratação, o que os recrutadores esperam do candidato a uma vaga? Em um passado recente, o diploma de curso superior era um diferencial competitivo importante, que fazia muitos profissionais terem sucesso durante o processo seletivo. Porém, hoje as estatísticas mostram uma realidade bem diferente.

Atualmente, as pesquisas mostram que, depois da faculdade, vem o desemprego. Pode parecer cruel expor a realidade dessa maneira, mas é isso que os números mostram. As taxas de desocupação na população entre 25 e 39 anos — muitos dos quais formados no Ensino Superior — é de 11,5%.

Aliás, as estatísticas mostram justamente que existe um nível de formação que leva o indivíduo a uma espécie de limbo. Ao terminar o curso superior, ele pode ser qualificado demais para cargos operacionais, mas subqualificado para as posições que o mercado precisa. Não é sem motivo que, desde 2009, pelo menos 50% dos desempregados têm 11 anos de escolaridade ou mais.

Como driblar essa realidade e fugir do fantasma do desemprego? Como sair desse limbo e chegar ao processo seletivo com um currículo imbatível? Afinal, qual é a qualificação que os recrutadores esperam encontrar? É sobre isso que falaremos nos próximos tópicos. Continue a leitura para saber!

Formação continuada e sucesso no processo seletivo

A formação continuada é um dos requisitos para obter sucesso no processo seletivo. Porém, se no passado a busca era pelo mestrado e doutorado, hoje a necessidade do mercado é diferente. Esses títulos continuam sendo relevantes para quem planeja uma carreira acadêmica.

No entanto, se o seu objetivo é atuar no mercado, nas empresas, o mestrado e o doutorado não são as melhores opções. No Brasil, o desemprego entre mestres e doutores atinge 25% das pessoas com esse nível de qualificação.

Por outro lado, a especialização é um importante fator de qualificação para prevenir o desemprego. Com a perspectiva de retomada do crescimento econômico, as empresas estão voltando a contratar profissionais preparados para atuar em posições estratégicas, com perspectiva de longa permanência no negócio.

Porém, para isso, é necessário que o seu conhecimento e competências estejam alinhados com as necessidades do mercado. Nesse contexto, a pós-graduação  é um diferencial muito importante para abrir as portas e atrair a atenção de recrutadores.

Como apresentar um currículo imbatível

Para apresentar um currículo imbatível durante o processo seletivo, é fundamental apresentar as características que os recrutadores buscam. Hoje, o foco é em conhecimentos e competências que produzam resultados a curto prazo, potencializando o lucro do negócio. Entre as principais características valorizadas pelos recrutadores, podemos destacar:

processo seletivo

1. Conjunto de soft skills adequado às necessidades do negócio

Em outro post, nós já explicamos o que são as soft skills e qual é a importância delas para o sucesso profissional. De forma resumida, podemos dizer que são competências como boa comunicação, capacidade para trabalhar em equipe, gestão de pessoas, autonomia, flexibilidade, entre outras.

Como você pode ver, não se trata de um conhecimento técnico ensinado na faculdade. No entanto, elas podem ser desenvolvidas pela prática ou terem seu potencial ampliado por cursos de pós-graduação, por exemplo.

Afinal, uma especialização proporciona o conhecimento de um leque maior de soluções corporativas. Assim, com mais cartas na manga, fica mais fácil o profissional ser mais flexível, voltado para resultados, exercer o pensamento crítico e desempenhar suas funções com maior autonomia.

Leia também: Soft skills: conheça as mais valorizadas pelo mercado de trabalho;

 

2. Investimento em formação continuada

Novamente, a formação continuada volta à pauta. Fazer uma pós-graduação significa muito mais que adquirir conhecimento. Ao obter um certificado, o profissional está dizendo ao mercado e aos recrutadores que sua prioridade é o sucesso, tanto que investiu seu dinheiro e tempo  na especialização.

Logo, durante o processo seletivo o recrutador vê o candidato com uma pós-graduação não só como alguém mais preparado. Ele também enxerga uma pessoa que está disposta a se empenhar para obter bons resultados e crescer na carreira. A ambição do profissional é uma garantia de produtividade para o negócio.

3. Capacidade para transformar conhecimento em resultados

Não basta adquirir conhecimento. É preciso transformar as informações adquiridas  durante a formação em resultados para o negócio. Por isso, ao se preparar para a entrevista de emprego, estude com antecedência o que vai dizer ao recrutador.

Não diga apenas que vez o curso X ou Y. Durante o processo seletivo, mostre que, após ter concluído essa formação, você alterou seus procedimentos na empresa e o que isso gerou em termos de otimização do tempo e produção de resultados. Fale sobre as competências que desenvolveu durante a formação e como elas podem ajudar  esse negócio a atingir suas metas.

4. Visão ampla do negócio e do mercado

Quem faz uma especialização adquire um conhecimento que é muito necessário para as empresas no momento do processo seletivo: a ampliação da visão sobre o próprio negócio e o mercado como um todo. Dessa forma, o desempenho profissional é afetado positivamente, elevando-o a um novo nível de performance.

Um profissional que entende esse quadro amplo sabe como sua função se encaixa em todas as ações desenvolvidas pela empresa. Mais que isso, ele entende como essa pequena parte da engrenagem impacta na experiência do cliente e consequentemente, no sucesso que o negócio alcança no mercado.

5. Perfil comportamental adequado

Conhecimento técnico é importante, mas não é o único fator determinante para o bom desempenho de um colaborador. Os recrutadores sabem que os comportamentos e atitudes são fundamentais não só para que a pessoa execute sua função com excelência, mas pelo impacto que exercem sobre os outros colegas de trabalho.

Um profissional que é muito bom na execução de suas tarefas mas não é organizado, por exemplo, pode afetar o trabalho de toda uma equipe. Por isso, o processo seletivo realizado pelas empresas atualmente está aumentando o enfoque no perfil comportamental dos candidatos.

Características como organização, proatividade, autodidatismo, foco, rede de contatos são vistas como essenciais para o sucesso no mercado. Aliás, em outro post nós já explicamos como a pós-graduação a distância ajuda a desenvolver esses diferenciais competitivos, o que é extremamente útil em um processo seletivo.

Entendeu o que os recrutadores esperam de um candidato no processo seletivo? Descobriu o que pode fazer para ficar com um currículo imbatível? Gostou do post? Compartilhe-o nas redes sociais e mostre aos seus amigos como eles também podem se qualificar para vencer o desemprego!

 

:point_right: Talvez você também possa gostar:

Como se preparar para alavancar a vida profissional e começar o novo ano com o pé direito?

4 estratégias para se destacar no mercado profissional.

Mercado de trabalho: como conseguir recolocação?

Desemprego: 6 estratégias para fugir desse fantasma!

Mercado de trabalho: como se destacar e alcançar o sucesso

Entrevista de emprego: saiba como mostrar que você é o candidato perfeito!

 

 

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar