O que os recrutadores esperam de um candidato? Saiba como ter um currículo imbatível e se destacar em um processo seletivo!

No momento da contratação, o que os recrutadores esperam do candidato a uma vaga? Em um passado recente, o diploma de curso superior era um diferencial competitivo importante, que fazia muitos profissionais terem sucesso durante o processo seletivo. Porém, hoje as estatísticas mostram uma realidade bem diferente.

Atualmente, as pesquisas mostram que, depois da faculdade, vem o desemprego. Pode parecer cruel expor a realidade dessa maneira, mas é isso que os números mostram. As taxas de desocupação na população entre 25 e 39 anos — muitos dos quais formados no Ensino Superior — é de 11,5%.

Aliás, as estatísticas mostram justamente que existe um nível de formação que leva o indivíduo a uma espécie de limbo. Ao terminar o curso superior, ele pode ser qualificado demais para cargos operacionais, mas subqualificado para as posições que o mercado precisa. Não é sem motivo que, desde 2009, pelo menos 50% dos desempregados têm 11 anos de escolaridade ou mais.

Como driblar essa realidade e fugir do fantasma do desemprego? Como sair desse limbo e chegar ao processo seletivo com um currículo imbatível? Afinal, qual é a qualificação que os recrutadores esperam encontrar? É sobre isso que falaremos nos próximos tópicos. Continue a leitura para saber!

Formação continuada e sucesso no processo seletivo

A formação continuada é um dos requisitos para obter sucesso no processo seletivo. Porém, se no passado a busca era pelo mestrado e doutorado, hoje a necessidade do mercado é diferente. Esses títulos continuam sendo relevantes para quem planeja uma carreira acadêmica.

No entanto, se o seu objetivo é atuar no mercado, nas empresas, o mestrado e o doutorado não são as melhores opções. No Brasil, o desemprego entre mestres e doutores atinge 25% das pessoas com esse nível de qualificação.

Por outro lado, a especialização é um importante fator de qualificação para prevenir o desemprego. Com a perspectiva de retomada do crescimento econômico, as empresas estão voltando a contratar profissionais preparados para atuar em posições estratégicas, com perspectiva de longa permanência no negócio.

Porém, para isso, é necessário que o seu conhecimento e competências estejam alinhados com as necessidades do mercado. Nesse contexto, a pós-graduação  é um diferencial muito importante para abrir as portas e atrair a atenção de recrutadores.

Como apresentar um currículo imbatível

Para apresentar um currículo imbatível durante o processo seletivo, é fundamental apresentar as características que os recrutadores buscam. Hoje, o foco é em conhecimentos e competências que produzam resultados a curto prazo, potencializando o lucro do negócio. Entre as principais características valorizadas pelos recrutadores, podemos destacar:

processo seletivo

1. Conjunto de soft skills adequado às necessidades do negócio

Em outro post, nós já explicamos o que são as soft skills e qual é a importância delas para o sucesso profissional. De forma resumida, podemos dizer que são competências como boa comunicação, capacidade para trabalhar em equipe, gestão de pessoas, autonomia, flexibilidade, entre outras.

Como você pode ver, não se trata de um conhecimento técnico ensinado na faculdade. No entanto, elas podem ser desenvolvidas pela prática ou terem seu potencial ampliado por cursos de pós-graduação, por exemplo.

Afinal, uma especialização proporciona o conhecimento de um leque maior de soluções corporativas. Assim, com mais cartas na manga, fica mais fácil o profissional ser mais flexível, voltado para resultados, exercer o pensamento crítico e desempenhar suas funções com maior autonomia.